Processos Avaliativos na FEMIC

Aspectos considerados nos processos avaliativos

  • a profundidade e o uso da metodologia científica; 
  • a criatividade e inovação; 
  • o uso da linguagem formal 
  • a importância/aplicação da pesquisa na comunidade/cotidiano. 

Projetos com temáticas de relevância social

Projetos voltados a demandas sociais como: povos e comunidades tradicionais, moradores de áreas rurais e periferias urbanas das cidades de Minas Gerais, pessoas com deficiência e meninas/mulheres recebem na pré-avaliação 5 pontos (10% do geral) a mais que os demais projetos a fim de garantir maior participação destes na FEMIC, uma vez que são temáticas relevantes na atualidade. 

Áreas Científicas

A FEMIC apresenta oito áreas e suas sub-áreas de Avaliação, conforme áreas científicas da CAPES/CNPQ.

  • Ciências Exatas e da Terra 
  • Ciências Biológicas 
  • Engenharias 
  • Ciências da Saúde 
  • Ciências Agrárias 
  • Ciências Sociais Aplicadas 
  • Ciências Humanas 
  • Linguística, Letras e Artes 

Pré-avaliação dos projetos para seleção dos participantes
Etapa de avaliação destinada a selecionar os projetos que participarão da FEMIC. Os projetos aprovados serão divulgados em listas, conforme área científica.

Barema para pré-avaliação

Avaliação dos projetos durante a FEMIC
Todos os trabalhos participantes da FEMIC virtual serão avaliados por uma comissão de avaliadores convidados com reputação, experiência e formação acadêmica superior coerente à área científica das pesquisas. As avaliações em 2020 acontecerão por videoconferência utilizando a plataforma GOOGLE MEET.

Barema de avaliação

Critérios para julgamento Peso Nota
Criatividade e Inovação
O trabalho apresenta objetivo inovador ou tema relevante?
O trabalho apresenta originalidade?
2 0 a 10
Profundidade da pesquisa
As conclusões apresentadas compreendem o escopo da pesquisa inicial?
A abordagem é compatível com a escolaridade dos estudantes?
Os estudantes possuem conhecimentos teóricos sobre a temática da pesquisa?
Quanto tempo os estudantes demoraram para desenvolver o trabalho?
O trabalho foi totalmente desenvolvido pelos estudantes? Caso não seja, qual profunda foi a ajuda externa que ele recebeu?
Há referências de estudo?
2 0 a 10
Resumo e pôster animado
O resumo está bem escrito e capaz de sintetizar claramente o trabalho desenvolvido?
O pôster animado apresenta fotos, desenhos, gráficos, documentos e/ou outros complementos para ajudar na exposição do trabalho?
2 0 a 10
Clareza e objetividade na exposição do projeto
Os estudantes sabem expor as etapas do trabalho?
O material escrito reflete o conhecimento dos estudantes sobre o trabalho?
As fases de desenvolvimento foram apresentadas de forma ordenada e coerente?
1 0 a 10
Uso da metodologia científica
O trabalho possui objetivos, desenvolvimento e resultados claros?
1 0 a 10
Aplicabilidade dos resultados no cotidiano da sociedade
O trabalho possui tema voltado a alguma necessidade da sociedade?
O trabalho surgiu das vivências/necessidades dos estudantes?
1 0 a 10
Empolgação e comprometimento dos alunos no momento de apresentação da pesquisa
Os estudantes estão bem-dispostos e com vontade de apresentar o trabalho?
1 0 a 10
 TOTAL 10 ≤ 100

Feedback FEMIC

Todos os projetos selecionados ou não selecionados para participar na FEMIC receberão, via e-mail, um feedback dos avaliadores que participaram da banca de avaliação dos projetos. Essa ação tem o objetivo de ajudar no processo de pesquisa e investigação dos autores dos projetos.

Em nenhuma situação, caberá recursos  quanto aos processos de avaliação conduzidos.