Desenvolva seu projeto

1. Pense num problema de pesquisa

Identifique problemas que você gostaria de resolver, ou então fatos, fenômenos e /ou situações que deseja entender melhor através da realização do projeto. Geralmente o problema aparece em forma de pergunta.
O “problema” precisa ser concebido como algo que irá te auxiliar a ter uma visão mais ampla daquilo que você quer descobrir, investigar ou inventar (O que a equipe de estudantes pretende pesquisar, descobrir, investigar ou inventar neste projeto?)

2. Monte sua equipe de trabalho

Lembre-se

É muito importante desenvolver seu projetos juntamente com pessoas que sejam comprometidas e interessadas no tema de sua pesquisa.

Você pode realizar seu projeto individualmente, em dupla ou em trio de estudantes.
É necessário que seu projeto tenha um Orientador. Este orientador deverá ser  um adulto responsável maior de 21 anos, sendo de preferência um professor ou um profissional de áreas relacionadas com seu projeto. Caso a equipe julgue necessário vocês podem ter também um coorientador, este pode ser outro professor ou profissional especialista de alguma área envolvida no projeto.

3. Consulte as regras da FEMIC

É muito importante estar atento as regras de pesquisa, por isso leia com bastante atenção as regras de segurança da FEMIC.

4. Inscreva-se no Portal FEMIC

Muito importante a equipe já fazer a inscrição no portal FEMIC para que aos poucos possam ir adicionando as informações do projeto em andamento e as demandas relacionadas à aspectos de ética e segurança. Pelo Portal FEMIC a equipe recebe suporte da coordenação da FEMIC e fica informada sobre novidades. 

5. Organize o diário de bordo

Para apresentar seu projeto em qualquer feira de Ciência, que segue padrões internacionais de pesquisa, como é o caso da FEMIC, é necessário providenciar um caderno para servir de diário de bordo da pesquisa.
Este diário de bordo será utilizado para registrar e organizar cronologicamente todas as informações do seu projeto, desde as suas primeiras ideias e reflexões para a escolha do tema. Você pode também organizar uma pasta com fotos, fichas e formulários utilizados na sua pesquisa.
Atenção: Numere as páginas do seu diário de Bordo. Não passe-o a limpo, quanto mais original a informação contida nele, mais seriedade terá sua pesquisa. Registre todas as etapas realizadas, anotando detalhada e precisamente (indicando datas e locais) todos os fatos, passos, observações, descobertas, indagações, investigações, entrevistas, testes, resultados e análises. 
Algumas equipes fazem o diário de bordo de forma digital. O que pode ser interessante, também!

6. Faça o Plano de pesquisa

A FEMIC possui  fez este modelo de Plano de Pesquisa, como sugestão.

Não é obrigatório a apresentação do Plano de pesquisa nas etapas de avaliação da FEMIC.

O planejamento é essencial na vida profissional de um cientista, por isso antes de começar a executar experimentos, testes ou observações, faça o seu Plano de Pesquisa.

Um bom plano de pesquisa contem:

  • Título do projeto;
  • Questão ou problema de pesquisa;
  • Justificativa;
  • Materiais e métodos (procedimentos),
  • Referências bibliográficas (no mínimo as três mais importantes)

 

7. Saiba sobre questões éticas/segurança

A FEMIC atende cada modalidade (Júnior, Jovem e Mais) conforme suas necessidades em relação aos aspectos envolvendo ética e segurança. Diante disso, é muito importante ficar informado, acesso o link ao lado e se informe. 
Fizemos uma síntese relacionada às diversas situações envolvendo aspectos éticos em pesquisa. Consideramos importante que todos os trabalhos, especialmente os da FEMIC Jovem, façam a leitura.

8. Desenvolva seu projeto

O desenvolvimento da sua pesquisa deve ser conforme o planejamento realizado no Plano de Pesquisa. Claro, que no decorrer do trabalho serão necessários ajustes no planejamento inicial. De toda forma, é muito importante que o projeto seja totalmente desenvolvido e conduzido pelos estudantes e acompanhado e supervisionado pelo orientador/coorientador.

9. Elabore o Resumo Científico

A FEMIC fez um modelo de RESUMO, para te ajudar.

Lembre-se que o resumo deverá ser inserido no Portal FEMIC durante a inscrição do seu projeto.

Conheça os resumos publicados nos Anais da FEMIC. Anualmente, todos os trabalhos aprovados tem seus resumos publicados. 

O Resumo do Projeto deve apresentar de forma sintética o conteúdo do relatório do projeto e deve ser capaz de responder às seguintes questões: 
  • Porque você realizou o projeto? (Objetivos ou Questões identificadas)
  • O que foi realizado por você no projeto? (Procedimentos e Métodos Adotados): não detalhe os materiais utilizados, concentre-se em descrever procedimentos realizados.
  • Quais foram os resultados alcançados? (Observações ou dados pertinentes que permitiram você chegar a sua conclusão).
  • Os seus objetivos foram alcançados? (Conclusões ) – O texto do resumo deve concentrar-se no trabalho realizado pelo estudante no projeto. 
O texto do resumo NÃO deve incluir agradecimentos ou mencionar apoiadores do projeto. 
 
– O texto do resumo deve ser redigido em parágrafo único e respeitar o limite MÁXIMO de 2000 carácteres (entre 250 e 350 palavras). 
 – O conteúdo do resumo não deve incluir desenhos, diagramas ou tabelas. Esses elementos são colocados no Relatório do projeto. 
 
– Palavras-Chave são palavras ou termos essenciais ou representativos do projeto. Ao escolher estas palavras ou termos, pense naqueles que imediatamente podem ser associados ao seu projeto.

10. Finalize sua inscrição no Portal FEMIC

As inscrições para submissão de trabalhos para a 4ª FEMIC Júnior e Jovem estão disponíveis de 12 de março a 22 de maio de 2020.
Inscrições para a modalidade FEMIC mais ficaram disponíveis de 12 de março a 07 de julho de 2020.
As inscrições devem ser feitas conforme modalidade do trabalho.

Os trabalhos selecionados serão divulgados em:
06 de junho 2020 (FEMIC Júnior e Jovem)
04 de julho 2020 (FEMIC Mais)

Trabalhos finalistas devem confirmar a participação na 4ª FEMIC

Trabalhos finalistas são aqueles que no processo de ampla concorrência foram selecionados para participação. Temos, também, como finalistas os trabalhos que são credenciados através de feiras afiliadas à FEMIC.