Ética e segurança

Especificidades para cada modalidade FEMIC (Júnior, Jovem e Mais)

Todos os trabalhos a serem apresentados na FEMIC devem estar de acordo com as normas estabelecidas pela legislação brasileira ou internacional no que se refere a aspectos éticos em pesquisa. A pesquisa de certos elementos requer que o estudante busque aprovação de instituições especializadas, o aval e acompanhamento de profissionais e/ou pesquisadores da área, garantindo que o estudo seja realizado de forma segura.

Pesquisas com metodologias que envolvam: seres humanos, animais vertebrados, agentes biológicos (tecido animal ou humano ou seus fluídos, microrganismo, DNA recombinante, patógenos), substâncias químicas e/ou equipamentos perigosos e radiação, devem considerar atentamente, conforme modalidade, as informações abaixo.

Informações adicionais

Fizemos uma síntese relacionada às diversas situações envolvendo aspectos éticos em pesquisa.

Trabalhos para a FEMIC Júnior

Os trabalhos de autoria de estudantes da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino fundamental (1º ao 5 ano) NÃO PODEM apresentar trabalhos na FEMIC que envolvam experimentação em seres humanos, animais vertebrados, agentes biológicos (tecido animal ou humano ou seus fluídos, microrganismo, DNA recombinante, patógenos), substâncias químicas e/ou equipamentos perigosos e radiação.

Trabalhos para a FEMIC Jovem

Os trabalhos de autoria de estudantes dos anos finais do Ensino fundamental (6º ao 9 ano) e do ensino médio ou técnico PODEM apresentar trabalhos na FEMIC que envolvam experimentação em seres humanos, animais vertebrados, agentes biológicos (tecido animal ou humano ou seus fluídos, microrganismo, DNA recombinante, patógenos), substâncias químicas e/ou equipamentos perigosos e radiação, desde que as regras de segurança para cada item sejam devidamente consideradas, bem como todas as normas exigidas pela legislação brasileira. 
Dentro do Portal FEMIC, durante o período de inscrição, haverá uma página intitulada: “Ética e segurança”. Essa página deve ser preenchido por todos os trabalhos da FEMIC Jovem.
 
Através do Portal FEMIC, o Comitê de Revisão Científica da AMPIC fará uma análise sobre a situação de cada projeto buscando orientar os autores em relação às questões envolvendo ética em pesquisa e segurança. 

Importante: os autores deverão finalizar o preenchimento da página de “Ética e segurança” que se encontra no Portal FEMIC dentro do período de inscrição. Quanto antes houver o preenchimento, mais cedo o projeto receberá o parecer e código de recomendação, conforme apresentamos no mapa mental, a seguir:

Trabalhos para a FEMIC Mais

Todos os trabalhos submetidos à FEMIC Mais que envolvem seres humanos, animais vertebrados, agentes biológicos (tecido animal ou humano ou seus fluídos, microrganismo, DNA recombinante, patógenos), substâncias químicas e/ou equipamentos perigosos e radiação, necessitam cumprir as exigências legais, com expedição de autorizações junto a Comitês de Ética de suas respectivas universidades. Estes precisam descrever no poster de apresentação suas referências do cumprimento das exigências legais, número de autorizações ou protocolos expedidos (CEP/CONEP, CEUA, IBAMA, ICMBio, CGEN, IPHAN etc.)

Informações adicionais

Fizemos uma síntese relacionada às diversas situações envolvendo aspectos éticos em pesquisa. Consideramos importante que todos os trabalhos, especialmente os da FEMIC Jovem, façam a leitura.