Prepare-se para a 4ª FEMIC

Já pensou em fazer parte da maior feira de Ciências de Minas Gerais? Pois é, a FEMIC está com os preparativos a todo vapor esperando você. Então, fiquei atento, leia as informações disponíveis aqui e se prepare para uma semana incrível em Mateus Leme!

Palavras da Coordenação

A FEMIC é um evento organizado pela Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica (AMPIC) que é uma instituição totalmente sem fins lucrativos. As atividades da 4ª FEMIC acontecerão entre os dias 11 e 14 de agosto de 2020, incluindo a montagem dos trabalhos nos estandes, a mostra de trabalhos, a cerimônia de premiação e as atividades complementares. A presença dos estudantes e seu(s) orientador(es) nestas datas são de grande importância para garantir o sucesso da FEMIC e o envolvimento de todos.
Este ano, a FEMIC está cheia de novidades, algumas delas inclusive já estão à disposição de todos, como nosso novo e moderno site e o Portal FEMIC. Ambos preparados para melhor atender a todos os estudantes e professores. Durante o evento todos terão diversas oportunidades de aprendizagem, através das mostra de trabalhos e atividades integradas científicas e culturais.
Portanto, temos a certeza que será uma semana para ficar na memória de todos os envolvidos: “Abrangência, excelência e Inclusão” será a marca da 4ª FEMIC.
Lembramos que é de suma importância a leitura atenta de todas as informações disponíveis em nosso site. Em caso de dúvida, não hesite em nos contatar por e-mail contato@femic.com.br ou telefone (031) 988753498. Em seus contatos, lembre-se de sempre identificar o seu projeto com o Título e cidade. 

Fernanda Aires Guedes Ferreira e Larissa Amaral Diniz Tomaz
Coordenadoras gerais da FEMIC

Para garantir a participação do seu projeto na FEMIC

1

Observe as informações da FEMIC, disponíveis nesse site, em relação ao desenvolvimento do seu projeto. Fique atento às regras de participação.

2

Inscreva-se no Portal FEMIC. Quanto antes, melhor! A inscrição é por projeto. Finalize a submissão do trabalho até 22 de maio de 2020.

3

Confira se o seu trabalho foi selecionado para participação na FEMIC. Divulgação em 06/06 (Júnior e Jovem) e 07/07 (Mais). Trabalhos credenciados por feiras afiliadas tem participação garantida.

4

Informe-se sobre os pacotes de participação referente à alimentação, alojamento e translado.

5

Prepare as autorizações de participação e termos adicionais de cada integrante do trabalho. Estas deverão ser inseridas no Portal FEMIC.

6

Confirme a participação do seu trabalho no Portal FEMIC. A confirmação deverá acontecer até dia 30/06 (Júnior e Jovem) e até 30/07 (Mais)

Carta de finalistas da FEMIC 2020 para busca de patrocínios

Os finalistas poderão buscar o apoio de pessoas, empresas ou outras organizações para patrocinarem as suas participações na FEMIC. Sugerimos que os finalistas utilizem a carta de finalista da FEMIC 2020 (que pode ser solicitada por e-mail contato@femic.com.br) como instrumento para prospecção de patrocinadores (procure a sua escola, Secretarias de Educação do Município e do Estado, empresas da sua região, etc.).
Os patrocinadores dos projetos poderão ser retribuídos por meio de: menção, no pôster do projeto, em um subtítulo “agradecimentos” dos nomes e/ou logos do patrocinador; uso de camisetas com os nomes e/ou logos do patrocinador; e/ou da distribuição de folhetos com informações do patrocinador, que poderão ser colocados na mesa de exposição do projeto.

Prepare seu trabalho para apresentação na FEMIC.

Recepção e credenciamento na 4ª FEMIC

Todos os participantes finalistas da FEMIC Júnior e Jovem receberão no ato do credenciamento (dia 11 de agosto de 2020 entre 10:00 às 18:00 horas) os seguintes itens:
– Crachá FEMIC
– Sacola ecológica FEMIC
– Copo ecológico FEMIC
– Camiseta oficial FEMIC
– Tickets para alimentação no Restaurante FEMIC.
– Pulseira para uso do alojamento para aqueles que desejarem usar os alojamentos (Somente para os participantes dos pacotes 1, 2 e 3)

Além de:
– Publicação dos resumos científicos no livro de ANAIS da FEMIC
– Participação em mais de 30 atividades integradas de caráter científico, tecnológico e cultural. Todas com profissionais qualificados e experientes.
– Certificado de participação impresso que será entregue na quinta-feira (13/08/2020) junto da foto Oficial.

Para fazer o credenciamento os participantes deverão entregar os seguintes itens:
– Autorização de Hospedagem para menores de idade que ficarão nos alojamentos FEMIC (participantes dos pacotes 1 e 2)
– Autorização para uso de Direitos Intelectuais (todos os participantes)
– Termo de Normas de Convivência, Responsabilidades, Originalidade e Autoria própria do Projeto (todos os participantes).

Prepare seu pôster ou painel explicativo ou cartazes

Todo projeto deverá organizar um painel / poster para ajudar na explicação do projeto. O poster ou também chamado de cartaz ou banner é uma ferramenta visual explicativa que apresenta de forma sucinta os objetivos, o desenvolvimento, os resultados e conclusões de seu projeto.

Sugerimos que o poster/cartaz/ banner tenham medidas de no máximo 0,9 m de largura x 1,2 m de altura. Sendo o tamanho de 0,75 x 1,10 o tamanho padrão da FEMIC.

Informamos que há uma gráfica em Mateus Leme parceira da FEMIC (VISART design). Esta gráfica imprimirá cada banner (material lona, tamanho 1,10 x 0,75 metros, com acabamento em madeira).
Em breve vamos colocar aqui detalhes sobre como usar a Gráfica oficial da FEMIC e os valores dos serviços.

1. Escreva poucas, mas valiosas palavras.
Pôsteres com muito texto dificilmente receberão atenção. Ao mesmo tempo, você precisa escrever alguma coisa no seu poster – e nem pense em colar o resumo…
O importante é ter uma introdução curta contendo a problemática do estudo, com os objetivos do trabalho bem destacados. Subtítulos para os principais resultados, legenda para as figuras e conclusões em itens. Assim, o que é essencial está escrito, mas sem exageros – alguns recomendam no máximo 1000 palavras. Lembre-se de usar fontes escuras e com tamanho de pelo menos 22pt, legíveis a 1m de distância.

2. Mude para um layout horizontal.
A maioria dos posteres utiliza um layout vertical, subdividido em duas colunas, em que a parte mais importante do trabalho (os resultados) fica restrita a uma proporção pequena do poster.
Por isso, a dica aqui é substituir o layout de duas colunas por uma distribuição horizontal dos seus dados. Dessa forma, você ganha mais espaço para expor seus resultados no ponto onde eles serão mais visíveis: à altura dos olhos dos visitantes.

3. Valorize suas imagens.
Afinal, elas serão as primeiras a serem notadas por visitantes! As figuras dos seus resultados devem ser grandes, podendo ser interpretadas a uma distância de 1m. Use subtítulos que descrevam o principal resultado e, no caso de gráficos, considere ajustar a fonte dos eixos e das legendas para que fiquem mais visíveis.
Como chamativo, coloque uma imagem representativa do seu trabalho próxima ao título – pode ser o organismo com que você trabalha, o retrato do autor cuja obra você estuda, etc. Assim, antes mesmo de ler o título, pesquisadores interessados no seu tema de estudo já saberão que devem visitá-lo!

4. Use esquemas para sua metodologia.
Os métodos utilizados são uma parte chave para compreender sua pesquisa, mas ao mesmo tempo uma leitura exaustiva. Portanto, a melhor forma de representá-los é através de imagens dispostas em esquemas, mostrando cada etapa em sequência. Fluxogramas com fontes grandes também funcionam bem.
Em alguns casos, os esquemas com imagens também podem ser aproveitados para ilustrar seus principais resultados na seção de conclusões.

5. Pratique a apresentação, mas não a decore.
Elabore diferentes formas de apresentar: uma curta para visitantes ligeiros, uma mais demorada para pesquisadores interessados, e ainda uma terceira para especialistas na área. Adiante possíveis perguntas e tenha respostas – ou boas desculpas – mais ou menos prontas.

Diário de Bordo

Todo projeto finalista (FEMIC Júnior e Jovem) apresentado na feira deve ter um Diário de Bordo e este deverá ficar disponível SOBRE a mesa de exposição para consulta pelos avaliadores ou visitantes durante a feira. O Diário de Bordo é a memória do projeto (pode ser composto por um ou mais cadernos ou pastas) em que o estudante registra cronologicamente, desde a concepção (ideia) inicial, as etapas realizadas para desenvolver o projeto com detalhes e precisão, indicando as indagações, esboços, diagramas, erros e acertos, mudanças de direção, investigações, entrevistas, testes, respectivas análises, resultados, descobertas e conclusões.
O diário de bordo NÃO deve ser passado a limpo, pois ele é peça fundamental para os avaliadores poderem acompanhar a linha de raciocínio dos estudantes na realização do projeto e assim poder avaliar o processo e não somente o produto final.
O diário de bordo é preferencialmente manuscrito, mas seu registro pode ser realizado por meio digital também, utilizando programas de anotações em tablets ou outros equipamentos portáteis. O diário de bordo é a memória de seu projeto, portanto sempre que o finalista se ausentar do estande, o mesmo deverá ser levado pelo estudante.

Relatório Científico

Recomenda-se que todo trabalhos a ser apresentado na 4ª FEMIC Jovem tenha um relatório técnico-científico IMPRESSO. Este deverá ficará disponível sobre a mesa de exposição para consulta pelos avaliadores ou visitantes durante os horários de visitação. Não é obrigatório a apresentação de relatório nas etapas de avaliação da FEMIC 2020. A FEMIC possui um modelo de Relatório, como sugestão, para baixá-lo clique no link ao lado. 

O Relatório do Projeto é a exposição escrita na qual se descrevem fatos verificados mediante pesquisas, execução de experiências e também a reflexão a partir das questões identificadas. É geralmente acompanhado de documentos demonstrativos, tais como diagramas, tabelas, gráficos, estatísticas e outros. O Relatório do Projeto realizado pelo estudante deve conter todos os dados, desde a concepção e objetivos até os resultados finais do projeto, contendo a pesquisa bibliográfica utilizada no embasamento científico, descrição detalhada de todas as fases de realização, descrição detalhada dos resultados e conclusões sobre o projeto. Este documento deve ser redigido de forma detalhada, de modo que o leitor compreenda todo o processo criativo do projeto e da concepção, estudos realizados até os resultados e a conclusão.

Recomendações
Tenha no máximo 50 páginas.
Seja escrito com letra legível ou digitado.
Contenha fotos, desenhos e esquemas sobre o projeto.

Estrutura básica recomendada de conteúdo
a) Capa com os seguintes dados
– Nome da instituição
– Título do projeto
– Cidade e ano
b) Sobrecapa com os seguintes dados:
– Título do projeto
– Nome dos estudantes realizadores do projeto
– Nome dos professores responsáveis pelo projeto
c) Introdução (Apresentação e contextualização do projeto.)
d) Justificativa (Por que fazer este projeto é importante?)
e) Objetivos (O que se pretendia fazer no projeto?)
f) Metodologia (Como o projeto foi feito?)
g) Materiais utilizados
h) Procedimento utilizado (Descrição de como foi feito o projeto)
i) Resultados (transcrição dos resultados utilizando texto, diagramas, gráficos ou tabelas; comentários e análise dos resultados)
j) Conclusões: os seus objetivos foram alcançados? Você conseguiu comprovar a sua hipótese? Quais são os seus próximos passos?
k) Referências bibliográficas

Preparação do estande

O(s) estudante(s) autores do trabalho na 4ª FEMIC o deverá(ão) preparar seu estande (afixar pôster, colocar diário de bordo e algum outro item autorizado sobre a mesa) no dia 11/08/2020 das 10:00 às 18:00 horas.
Só participarão da Mostra de Projetos, os expositores que estejam com o estande devidamente preparado até as 18:00 do dia 13/08, salvo aqueles devidamente autorizados pela coordenação da FEMIC.
Em cada projeto, além da área para afixação do painel / pôster, haverá uma mesa de apoio (material de fabricação em plástico, tamanho 72x68x68cm, forrada com toalha branca) para a colocação de algum protótipo, material complementar ilustrativo da pesquisa, do diário de bordo e do relatório do projeto. Todos recebem também uma tomada de 110V. Não vamos oferecer tomada com 220 volts.
O estande terá a dimensão mínima de 2×1 metros. Serão carpetados e com iluminação em LED.

Segue algumas indicações adicionais sobre a utilização do espaço disponibilizado:

  • O projeto não poderá ocupar mais do que o espaço reservado ao seu estande, devendo todo o material caber sobre a mesa de apoio ou no máximo ao lado, contanto que não atrapalhe na circulação de pessoas.
  • Todos os finalistas recebem um estande com as mesmas medidas.
  • Não serão permitidas demonstrações que envolvam materiais inflamáveis ou potencialmente perigosos.
  • A parte frontal das mesas de exposição NÃO é considerado área de afixação do painel / pôster.
  • O Código de identificação do Estande localizado na parte frontal deve permanecer VISÍVEL o tempo todo.
  • Caso o projeto não caiba no estande, busque alternativas para solucionar o seu problema.
  • Utilize vídeos, fotos ou outros recursos audiovisuais.
  • Lembre-se, ser criativo é um dos desafios da participação na FEMIC.

Apresentação Oral

Durante os horários especificados na programação, em que os estudantes finalistas devem expor seus projetos, estes deverão permanecer junto ao seu respectivo estande e apresentar oralmente seu trabalho, sempre quando solicitado pelos avaliadores ou pelos visitantes.
Na apresentação oral, os estudantes deverão expor, de forma clara, objetiva e concisa, como escolheram o problema (ou formularam as hipóteses), os objetivos do projeto, métodos/estratégias empregados, resultados e conclusões. É interessante também, relatar eventuais dificuldades/erros, suas causas e como os identificaram e enfrentaram.

Algumas dicas para você se preparar:

  • Prepare uma apresentação curta, de 2 minutos, para apresentar o seu trabalho ao público geral.
  • Prepare uma apresentação detalhada com até no máximo 8 minutos para os avaliadores. O avaliador terá até 10 minutos para conversar com você, apresente o essencial e reserve tempo para as perguntas.
  • Lembre-se de explicar como elaborou a pergunta que norteou sua pesquisa ou como identificou o problema que você abordou, quais foram seus objetivos e suas estratégias para conduzir a pesquisa, explique os resultados e conclusões.
  • Recursos visuais podem ser explorados nas suas exposições, tais como: gráficos, tabelas, figuras, fotografias ou vídeos. Utilize, também, os materiais que você colocou no seu estande: pôster, relatório, diário de bordo, protótipo.
  • Sua apresentação deve ser relevante, simples e ir direto ao que interessa. Confie em si mesmo e os outros também vão acreditar em você. Sua fala transmite sua imagem – seus valores, crenças, ideologias, personalidade; seu conhecimento, sua formação, sua organização e sua criatividade. O modo como você fala determina sua credibilidade diante do seu ouvinte.
  • Seja claro, conciso e objetivo. Organize seu discurso. O ouvinte precisa entender com facilidade a lógica da sua argumentação. Evite rodeios. Dose as ênfases. Não seja repetitivo. Use uma linguagem simples, direta, clara, dinâmica, persuasiva e sucinta.
  • Estruture a sua fala em torno de três ou quatro pontos principais.
  • Certifique-se de que as ideias principais fiquem claras para todos.
  • Treine sua apresentação. Mas evite decorar um discurso fixo, pois o avaliador pode interromper sua apresentação no meio com perguntas, ou questionar aspectos específicos de seu projeto que sua apresentação não inclui.

Importante: O orientador e o coorientador também são considerados como participantes do projeto, mas eles não poderão apresentar o trabalho desenvolvido pelo(s) estudante(s). Os Orientadores NÃO PRECISAM PERMANECER nos estandes durante a apresentação dos trabalhos. A FEMIC está programando outras atividades dedicada aos Orientadores, todas no mesmo local da Mostra de Finalistas, mais em espaços diferentes.