Regras de participação FEMIC virtual

1. Podem enviar projetos para a FEMIC Júnior estudantes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º anos) de escolas públicas e particulares de todo o Brasil ou exterior.
 
2. Podem enviar projetos para a FEMIC Jovem estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), do Ensino Médio e do Ensino Técnico de escolas públicas e particulares de todo o Brasil ou exterior. Os estudantes participantes devem ter até 21 anos.
 
3. Podem enviar projetos para a FEMIC Mais trabalhos de autoria de:
– Professores da Educação Básica
– Pesquisadores
– Profissionais diversos
– Estudantes universitários
– Estudantes na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos)
– Estudantes na modalidade Educação Especial
 
4. Os projetos da FEMIC Júnior e Jovem podem ter no máximo três estudantes, e estes necessitam estar sob a orientação de um adulto (orientador). Os estudantes podem ser de idades, séries, escolas, cidades ou estados diferentes. Não é permitida a participação de projetos desenvolvidos por mais do que 3 estudantes. Os projetos da FEMIC Mais deverão ter no máximo 7 autores , incluindo o(a) orientador(a).
  • Podem ser listados como autores somente aqueles que participaram diretamente da pesquisa ou da elaboração do trabalho e, portanto, em condições de assumir responsabilidade pública pelo seu conteúdo.
5. A inscrição de trabalho é gratuita e deverá ser feita até a data limite publicada no Cronograma da FEMIC.
 
6. Cada estudante da FEMIC Júnior e Jovem podem inscrever apenas UM projeto de sua autoria. É obrigatória a presença de pelo menos um autor do trabalho no momento da videoconferência para avaliação do trabalho. 
 
7. Os autores de trabalho inscritos na FEMIC Mais podem ter seus nomes em diferentes trabalhos. Porém, a apresentação de cada trabalho deverá acontecer por autores diferentes caso sejam selecionados para apresentação na mesma Sessão de Comunicação e os horários sejam incompatíveis. É obrigatória a presença de pelo menos um autor do trabalho no momento da videoconferência para avaliação do trabalho. 
 
8. Os trabalhos da FEMIC Júnior e Jovem deverão ter no máximo 12 meses de desenvolvimento. Os projetos desenvolvidos com duração superior a 12 meses, devem ser fragmentados, sendo a fase mais recente submetida à FEMIC. No ato da inscrição estes devem ser apresentados como “Projetos de Continuidade do ano anterior”. Neste caso, é necessário preencher formulário específico para projetos de Continuação. O início da pesquisa de campo ou da fase experimental ou de prototipagem deverá ser considerado como data inicial do projeto.
  • Projetos realizados pelos estudantes a partir de trabalhos de outros pesquisadores não são considerados “Continuação de Projeto Anterior”, mas o estudante deverá mostrar claramente os elementos do projeto que ele desenvolveu e quais partes do projeto são de autoria de outro pesquisador citando as devidas fontes. Este item independe da participação do estudante em edições anteriores da FEMIC ou em outras mostras científicas.
9.  Sobre a ORIGINALIDADE E AUTORIA PRÓPRIA dos trabalhos.

  • Todo trabalho aprovado para participação na FEMIC deve ser original, de única e exclusiva autoria das pessoas relacionadas no ato da inscrição e não se tratar de cópia integral ou parcial de textos e trabalhos de autoria de outrem, seja em formato de papel, eletrônico, digital, audiovisual ou qualquer outro meio.
  • Os autores ao inscreverem os trabalhos na FEMIC assumem ter total conhecimento e compreensão do que é considerado plágio, não apenas a cópia integral do trabalho, mas também parte dele, inclusive de artigos e/ou parágrafos, sem citação do autor ou de sua fonte.
  • Trabalhos que possuam conteúdos plagiados ou copiados sem as devidas referências serão desclassificados.
  • Todos os estudantes, orientadores e coorientadores participantes da FEMIC, obrigatoriamente,  deverão preencher, on-line, uma Autorização com informações sobre Originalidade e autoria própria dos trabalhos. Esse preenchimento ficará disponível no PORTAL FEMIC a partir da data de aprovação dos trabalhos.
10. Orientadores e coorientadores podem participar de múltiplos projetos. O orientador deve ter no mínimo 21 anos durante a orientação do projeto e o coorientador deve ter no mínimo 18 anos, ambos devem, no mínimo, ter concluído o Ensino Médio.
 
11. Na inscrição dos trabalhos é necessário inserir um resumo da pesquisa contendo OBRIGATORIAMENTE entre 250 e 350 palavras. Todos os projetos apresentados na FEMIC terão seus resumos publicados nos Anais do evento. Mais informações em Desenvolva seu projeto.
 
12. Para a mostra virtual todos os trabalhos da FEMIC Júnior, Jovem e Mais deverão elaborar um poster científico/banner virtual. Este item ficará disponível para visitação pública virtual e será considerado durante a avaliação dos trabalhos pela comissão de avaliadores. Mais informações em Prepare-se para a FEMIC.
 
13. Para a mostra virtual todos os trabalhos da FEMIC Júnior, Jovem e Mais deverão elaborar um Vídeo com a explicação do trabalho. Este item ficará disponível para visitação pública virtual e será considerado durante a avaliação dos trabalhos pela comissão de avaliadores. Mais informações em Prepare-se para a FEMIC.
 
14. Não é obrigatória a apresentação do Plano de pesquisa, Diário de bordo e Relatório científico nas etapas de avaliação da FEMIC Júnior, Jovem e Mais. Informações em Desenvolva seu projeto.
 
15. Os projetos devem estar enquadrados em áreas científicas, conforme as áreas científicas da CAPES/CNPQ.
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ciências Biológicas
  • Engenharias
  • Ciências da Saúde
  • Ciências Agrárias
  • Ciências Sociais Aplicadas
  • Ciências Humanas
  • Linguística, Letras e Artes
16. Todos os trabalhos da FEMIC Jovem devem preencher a aba: “Ética e segurança”, disponível no Portal FEMIC. Projetos que envolvam experimentação em seres humanos, animais vertebrados, agentes biológicos (tecido animal ou humano ou seus fluídos, microrganismo, DNA recombinante, patógenos), substâncias químicas e/ou equipamentos perigosos e radiação, devem observar todas as exigências legais para esse tipo de pesquisa conforme as normas estabelecidas pela legislação brasileira e internacional. Tais trabalhos necessitarão receber parecer de recomendação do CRC da AMPIC/FEMIC no que ser refere à aspectos éticos e segurança. Sem esse parecer o trabalho terá a inscrição indeferida. Ver informações em Ética e segurança.
 
17. São avaliados apenas projetos que apresentem todos os dados e documentos exigidos. Aqueles que não estejam de acordo com estas regras serão desclassificados.
 
18. Serão selecionados cerca de 250 trabalhos para participarem da 4ª FEMIC (previsão de 50 na modalidade Júnior, 130 na modalidade jovem e 70 na modalidade Mais). A seleção acontecerá através de bancas de avaliação compostas por pesquisadores convidados com reputação, experiência e formação acadêmica superior coerente à área científica das pesquisas.
 
19. Projetos indicados por Feiras Afiliadas à FEMIC deverão realizar as inscrições normalmente até a data limite publicada no Cronograma da FEMIC. No momento de submissão deverão marcar que se tratam de “Projeto foi indicado por alguma feira afiliada/conveniada com a FEMIC”. Tais projetos terão a participação garantida, desde apresentem pesquisas coerentes às regras da FEMIC.
 
20. Os projetos selecionados para participarem da FEMIC são anunciados na sua página oficial na data divulgada no Cronograma da feira.
 
21. Na modalidade FEMIC Júnior e Jovem a apresentação do projeto deve ser realizada pelo(s) estudante(s) autor(es). O orientador ou o coorientador não poderão apresentar o projeto no lugar dos estudantes. Essa regra não se aplica a FEMIC Mais.
 
22. Na mostra de trabalhos virtual e nas videoconferências de avaliação dos trabalhos (detalhes em Processos de Avaliação dos projetos na FEMIC)  por um Comitê de Avaliação que julgará os seguintes critérios:
  • Atitudes;
  • Habilidades;
  • Criatividade / Inovação;
  • Relevância;
  • Profundidade;
  • Aplicação do Método;
  • Poster;
  • Interação durante a apresentação oral. 
23. A FEMIC não se responsabilizará por problemas técnicos e operacionais envolvendo tecnologias de informação e interação que impedirem estudantes de fazer ou se conectar às atividades da FEMIC. Ressaltamos, porém, que todo cuidado e respeito à diversidade de acesso referente à inclusão digital serão devidamente considerados para sanar problemas e dúvidas. 
 
24. Com base nas avaliações do Comitê de Avaliação, a Organização da FEMIC atribuirá premiações diversas. Os projetos desenvolvidos individualmente ou em grupo competem juntos dentro de suas categorias.
 
25. As premiações com credenciais para participar de feiras conveniadas à FEMIC serão conferidas aos trabalhos conforme as regras específicas de cada uma delas.
 
26. A FEMIC não oferece ajuda de custo, passagens e hospedagens para participação dos autores nos eventos no qual conquistam credenciais como premiação. Salvo em situações específicas quando se tratar de parcerias ou convênios com a AMPIC (Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica). Diante disso, cada projeto deverá procurar apoio de suas escolas, famílias, secretarias de educação, associações, entre outros, para garantir a participação de seus membros.
 
27. Quanto aos direitos Intelectuais (Autoriais, Imagens, Marcas e afins)

  • Os expositores ao inscreverem os trabalhos na FEMIC assumem ter total conhecimento e compreensão de que estão autorizando a utilização de quaisquer direitos intelectuais (autorais, imagem, marca e afins) relativos a obras literárias, artísticas ou científicas, obras audiovisuais, textos de palestras, fotografias etc., conteúdos, direitos de personalidade, interpretações, execuções, marcas, sinais distintivos, a qualquer título, de minha autoria ou propriedade, relacionados ao evento na proporção e extensão de suas respectivas criações e participações.
  • Os expositores ao inscreverem os trabalhos na FEMIC assumem ter total conhecimento e compreensão de que estão autorizando a uso do seus nome, depoimentos e  imagens (fotos e voz), incluindo fotos e vídeos enviados por estes à FEMIC, para fins de pesquisa, eventos, divulgações, propagandas e retrospectivas relacionadas ao referido evento da FEMIC e seus colaboradores, patrocinadores, atendendo às mesmas finalidades do parágrafo anterior, a título gratuito e por tempo indeterminado. As imagens/fotografias e sons poderão ser fixados, reproduzidos e modificados com qualquer meio técnico. Poderão ser reproduzidas parcialmente ou na sua totalidade em qualquer suporte (papel, digital, magnético, tecido, plástico, etc.) e integradas a qualquer outro material (fotografia, desenho, ilustração, pintura, vídeo, animação, etc.) conhecido ou que venha a existir no futuro.
  • Os expositores ao inscreverem os trabalhos na FEMIC assumem ter total conhecimento e compreensão de que estão autorizando as descrições citadas nos parágrafos acima a título gratuito, sem que seja devida qualquer remuneração e por tempo indeterminado, podendo ser explorados em qualquer parte do mundo e em todos os ramos (publicidade, edição, imprensa, design, etc.).
  • Os organizadores/responsáveis pela FEMIC são isentos de de quaisquer responsabilidades acerca de qualquer direito demandado relativo a autorizações de Direitos Intelectuais, inclusive quanto a eventuais reclamações de terceiros interessados, valendo a mesma exclusivamente para o evento supracitado e, posteriormente, aos materiais eventualmente veiculados e atrelados ao mesmo.
  • Todos os estudantes, orientadores e coorientadores participantes da FEMIC, obrigatoriamente,  deverão preencher, on-line, uma Autorização para uso de Direitos Intelectuais (autorais, imagem, marca e afins). Esse preenchimento ficará disponível no PORTAL FEMIC a partir da data de aprovação dos trabalhos.

28. Em nenhuma hipótese a FEMIC devolverá valores pagos à AMPIC para participação no evento.

 
29. A organização da FEMIC se reserva no direito de modificar ou ajustar, a qualquer momento, as regras acima.