Sobre a FEMIC

A FEMIC é um evento de ciência e tecnologia realizado anualmente pela Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica, na cidade de Mateus Leme, Minas Gerais, Brasil. Destina-se a apresentação de trabalhos de ensino, pesquisa e extensão em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por estudantes de todas as modalidades educacionais e por profissionais diversos.

“A FEMIC é mais que um evento é um constante processo de incentivo, divulgação e popularização da Ciência e Tecnologia nas instituições públicas e privadas brasileiras.” (Fernanda Aires Guedes Ferreira)

Modalidades da FEMIC
FEMIC Júnior: que envolve estudantes da educação infantil e anos finais do ensino fundamental.
FEMIC Jovem: que recebe trabalhos dos anos finais do ensino fundamental, ensino médio e ensino técnico.
FEMIC Mais: que recebe trabalhos de universitários e estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos), professores, pesquisadores, outros profissionais diversos.

São Objetivos da FEMIC

  • motivar, promover e desenvolver a educação científica nos espaços educacionais, em todos os níveis e modalidades;
  • incentivar crianças, jovens e adultos para a autoria e atuação contínua em projetos de iniciação científica e tecnológica.
  • oportunizar o contato e proximidade de estudantes e professores da educação básica com a universidade permitindo parcerias, colaborações e ações conjuntas para o desenvolvimento da educação científica em ambos os espaços;
  • valorizar os professores atuantes no desenvolvimento da pesquisa e iniciação científica escolar contribuindo para oportunizar e oferecer suporte, apoio e formação contínua capaz de atender suas necessidades e expectativas;
  • valorizar, oferecer suporte e estimular estudantes com habilidades e/ou interesse em ciência, tecnologia e inovação;
  • reconhecer, selecionar e indicar trabalhos destaques em iniciação científica e tecnológica para a participação em Feiras e/ou Mostras Nacionais e Internacionais de Ciências, Tecnologia e Inovação.

Quem realiza a FEMIC?
A FEMIC é realizada pela Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica (AMPIC) com a importante parceria da Prefeitura Municipal de Mateus Leme e do Núcleo de Educação e Pesquisa em Educação, Meio Ambiente e Saúde (NEMAS) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE-UEMG). A FEMIC conta também como o apoio de agências de fomento e patrocínios de vários segmentos da sociedade.

Um pouco sobre a história da FEMIC
A orientação de trabalhos de pesquisa e a organização de feiras de ciências na cidade de Mateus Leme acontece em nível escolar desde a década de 80. No entanto, em 2014, as feiras de Ciências passaram a acontecer de forma mais sistematizada e abrangente e, principalmente, acontecendo de modo a maximizar parcerias entre estudantes, professores, associações, universidades e órgãos de financiamento de pesquisa com o CNPq. Nesse movimento, de ações contínuas envolvendo a educação científica, em 2016, todas as escolas de ensino médio da cidade passaram a realizar suas próprias feiras de ciências.
Com os movimentos recorrentes de iniciação científica em Mateus Leme, em 12 de novembro de 2016, aconteceu a fundação da Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica (AMPIC), entidade científica jurídica de direito privado e sem fins lucrativos, que tem a finalidade de

“prestar apoio e orientação, promover, incentivar, divulgar e socializar a pesquisa e a iniciação científica e tecnológica desde a educação básica, bem como atuar como órgão representante da área junto a entidades estaduais, nacionais e internacionais de educação, pesquisa e fomento, inclusive as governamentais, sensibilizando-as, contribuindo com estudos, propostas e mobilizando-as para a importância de financiamento e apoio aos estudos pertinentes à Educação científica e à formação de pessoal docente e discente.” (AMPIC, 2020, p.1)

A fundação da AMPIC permitiu a formação de uma rede de apoio entre os professores e alunos, principalmente de Mateus Leme, que vem contribuindo para o planejamento e atuação nas escolas no que se refere à forma de organizar as feiras de Ciências, orientar os trabalhos, promover a divulgação científica dos resultados no ambiente escolar e na própria comunidade, inclusive permitindo considerável aproximação com as famílias. Contribuiu, também, no planejamento e realização da FEMIC, que passou a acontecer anualmente na segunda semana do mês de agosto. A cidade foi escolhida como sede para o evento por iniciativa dos professores que fundaram a associação e que atuam no município.
A FEMIC, no ano de 2016, foi inicialmente nomeada como “Feira Mateuslemense de Iniciação científica” e recebeu apoio financeiro da Chamada CNPq/MCTIC/SECIS Nº 24/2016 – Feiras de Ciências e Mostras Científicas. Através dos recursos provenientes desta chamada foi possível a estruturação física e pedagógica do evento. Porém, com a boa repercussão do evento em Minas Gerais e em algumas cidades de outros estados brasileiros, a FEMIC passou a ter abrangência estadual, passando a ser nomeada, desde a primeira edição como: “Feira Mineira de Iniciação Científica”. Em 2019, a FEMIC se consolidou como um evento de abrangência nacional, inclusive com a participação de trabalhos do outros países da América latina. Desde a primeira edição a FEMIC tem como coordenação geral as professoras Fernanda Aires Guedes Ferreira e Larissa Amaral Diniz Tomaz.

Saiba mais sobre a FEMIC