Passo a passo para seu projeto na FEMIC

Desenvolva seu projeto!

1. Pense num problema de pesquisa

Identifique problemas que você gostaria de resolver ou fatos, fenômenos e /ou situações que você desejaria entender melhor através da realização da iniciação científica. Geralmente o problema aparece em forma de pergunta.
O “problema” precisa ser concebido como algo que irá te auxiliar a ter uma visão mais ampla daquilo que você quer descobrir, investigar ou inventar. 

Guie-se fazendo a seguinte pergunta: O que a equipe do projeto pretende pesquisar, descobrir, investigar ou inventar?.

2. Monte sua equipe de trabalho

Projetos FEMIC júnior e jovem podem ser individuais, em dupla ou em trio de estudantes. É necessário, também, que os projetos tenham um Orientador. Este orientador deverá ser um adulto maior de 18 anos, sendo de preferência um professor ou um profissional de áreas relacionadas com o projeto. Caso a equipe julgue necessário até dois coorientadores poderão se juntar à equipe.

Projetos FEMIC mais devem ter até 6 autores, incluindo orientador, se houver.
 
É muito importante desenvolver seu projeto com pessoas que sejam comprometidas e interessadas no tema da pesquisa. 

3. Consulte as regras da FEMIC

É muito importante estar atento às regras de pesquisa, por isso leia com bastante atenção as regras de segurança da FEMIC.

4. Organize o diário de bordo

Na FEMIC virtual o diário de bordo não é um item obrigatório. Mesmo assim, sugerimos que os autores mantenham a escrita dessa ferramenta de pesquisa, pois ela é de suma importância no desenvolvimento de um projeto de sucesso.

Inclusive, esse pode ser um excelente momento para a elaboração de um diário de bordo virtual!
 
Atualmente existem vários tipos de apps de diário de bordo virtual! É possível, também, usar pastas e arquivos compartilhados em drives. 
 
Cabe lembrar que o diário de bordo serve para registrar e organizar cronologicamente todas as informações do seu projeto, desde as suas primeiras ideias e reflexões para a escolha do tema. Você pode também organizar uma pasta com fotos, fichas e formulários utilizados na sua pesquisa.
Registre todas as etapas realizadas de forma detalhada e precisa (indicando datas e locais) todos os fatos, passos, observações, descobertas, indagações, investigações, entrevistas, testes, resultados e análises.

5. Faça o Plano de pesquisa

O planejamento é essencial numa iniciação científica, por isso antes de começar a executar experimentos, testes ou observações, faça o seu Plano de Pesquisa.

Um bom plano de pesquisa contem:

  • Título do projeto;
  • Questão ou problema de pesquisa;
  • Justificativa;
  • Materiais e métodos (procedimentos),
  • Referências bibliográficas (no mínimo as três mais importantes)

Não é obrigatório a apresentação do Plano de pesquisa nas etapas de avaliação da FEMIC. Mesmo assim, a FEMIC elaborou um modelo de Plano de Pesquisa, como sugestão (Veja abaixo). 

6. Saiba sobre questões éticas/segurança

A FEMIC atende cada modalidade (Júnior, Jovem e Mais) conforme suas necessidades em relação aos aspectos envolvendo ética e segurança. Diante disso, é muito importante ficar informado. 

Fizemos uma síntese relacionada às diversas situações envolvendo aspectos éticos em pesquisa. Consideramos importante que todos os trabalhos, especialmente os da FEMIC Jovem, façam a leitura.

7. Conduza o projeto de acordo com o método científico

O desenvolvimento da sua pesquisa deve ser conforme o planejamento realizado no Plano de Pesquisa. Claro, que no decorrer do trabalho serão necessários ajustes no planejamento inicial. De toda forma, é muito importante que o projeto seja totalmente desenvolvido e conduzido pelos estudantes e acompanhado e supervisionado pelo orientador/coorientador.

Ao longo do desenvolvimento, registre todas as etapas anotando detalhadamente e precisamente (indicando datas e locais) todos os fatos, passos, observações, descobertas, indagações, investigações, entrevistas, testes, resultados e análises.

8. Matricule-se e participe do curso de Iniciação científica em Feiras de Ciências e Tecnologias

Como forma de oferecer suporte e orientações aos professores e estudantes da Educação básica ativos em projetos de iniciação científica, a FEMIC lança neste ano de 2022 o curso Iniciação Científica em Feiras de Ciências e Tecnologias. 

A coordenação da FEMIC recomenda que todos os autores aproveitem a oportunidade e participem. A participação é opcional, não sendo portanto um pré-requisito para participar da FEMIC. 

O curso iniciará em 30 de junho, será gratuito, na modalidade de Educação a Distância e terá certificado de participação para os concluintes. Para saber mais sobre o curso, informe-se, basta clicar no botão abaixo. 

9. Elabore o resumo científico

O Resumo do Projeto deve apresentar de forma sintética as etapas do projeto e deve ser capaz de responder às seguintes questões:
  1. Por que você realizou o projeto? (Objetivos ou Questões identificadas)
  2. O que foi realizado por você no projeto? (Procedimentos e Métodos adotados): não detalhe os materiais utilizados, concentre-se em descrever procedimentos realizados.
  3. Quais foram os resultados alcançados? (Observações ou dados pertinentes que permitiram você chegar a sua conclusão).
  4. Os seus objetivos foram alcançados? (Conclusões)

IMPORTANTE

  • O texto do resumo deve concentrar-se no trabalho realizado pelo estudante no projeto.
  • O texto do resumo NÃO deve incluir agradecimentos ou mencionar apoiadores do projeto.
  • O texto do resumo deve ser redigido em parágrafo único e respeitar o limite MÁXIMO de 2000 caracteres com espaço (entre 250 e 350 palavras).
  • O conteúdo do resumo não deve incluir desenhos, diagramas ou tabelas. Esses elementos são colocados no relatório do projeto.
  • Palavras-chave são palavras ou termos essenciais ou representativos do projeto. Ao escolher estas palavras ou termos, pense naqueles que imediatamente podem ser associados ao seu projeto.

Lembre-se que o resumo deverá ser inserido no Portal FEMIC durante a inscrição do seu projeto.

Seu resumo ficará publicado no livro de Anais da FEMIC 2022. Sendo assim, aproveite para conhecer os resumos publicados nos Anais da FEMIC nos anos interiores. Anualmente, todos os trabalhos aprovados tem seus resumos publicados. 

10. Submeta o trabalho no PORTAL FEMIC

Os autores de trabalhos deverão fazer o cadastro no PORTAL FEMIC e finalizar o preenchimento até dia 20 de agosto de 2022. Quanto antes a equipe fazer a inscrição no portal FEMIC, melhor! Assim, aos poucos todos os autores podem ir adicionando as informações do projeto em andamento e as demandas relacionadas à aspectos de ética e segurança, caso seja necessário. Pelo Portal FEMIC a equipe recebe suporte da coordenação da FEMIC e fica informada sobre novidades.

Para o cadastro no PORTAL FEMIC (Novidades no sistema para 2022

  • Todos os autores necessitam fazer o cadastro no PORTAL FEMIC. Para fazer o cadastro é obrigatório que o autor insira o CPF (brasileiros), ou o passaporte (estrangeiro). 
  • Muito importante guardar o login (CPF) e a senha. Cada integrante terá seu acesso.
  • O autor que iniciar o processo de submissão de um trabalho deverá vincular os demais autores envolvidos, inclusive o orientador e coorientador, quando for o caso. Para vincular, bastará informar o CPF ou passaporte do autor que o sistema irá buscar a pessoa dentre todas previamente cadastradas. 

11. Confirme a participação

Os trabalhos aprovados para participação na 6ª FEMIC virtual devem acessar o PORTAL FEMIC de 21/09 a 08/10/2022 e preencher o formulário eletrônico de CONFIRMAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO. Para fazer essa confirmação os autores devem inserir informações/documentações para compor o estande virtual de cada trabalho. Informe-se pela página “Prepare-se para a FEMIC”, veja abaixo.

12. Prepare-se para a FEMIC Virtual

Os trabalhos confirmados para participação na 6ª FEMIC devem acessar a programação oficial para conferir dias e horários das videoconferências. Elas acontecerão em sessões coordenadas através da plataforma GOOGLE MEET.