O Lúdico no Ensino da Matemática Parte II - Desenvolvendo Estratégias e Estímulos Durante o Distanciamento Social em Criança com Transtorno do Espectro Autista

Ciências Humanas

ID 342-2020
Anos Iniciais do Ensino Fundamental

4ª FEMIC Júnior

Autores

Kauan Pierry de Lima Silva, Arthur Samuel de Souza Costa, Victor Hugo Aurélio Geraldo e Júlia Antônia Pires (Orientadora).

Mateus leme, Mg

Escola Municipal Geny Guimarães de Oliveira

FLIPBOOK do Trabalho

Durante o isolamento social, para que não cause piora e regresso nas habilidades já adquiridas deu-se início ao estudo de caso da aluna com Transtorno do Espectro Autista, através de estratégias e estímulos lúdicos no ensino da Matemática.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1402" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

Após anos receber resultado em Matemática com taxa de reprovação superior a do Brasil, através do IDEB, foi desenvolvido um plano, com ações e estratégias para contribuir na melhoria dos resultados. Com o problema detectado e o objetivo de elevar o índice de desenvolvimento de educação básica, o lúdico foi inserido nas aulas de Matemática, proporcionando uma mudança de rotina, despertando interesse nos alunos e possibilitando aos alunos com dificuldades de aprendizagem e desmotivados, a buscarem uma Matemática mais prazerosa, estimulando-os a descobrir e produzir ideias, a partir do ensaio e erro. A importância de trabalhar o lúdico, através de várias estratégias se fez notória, através dos resultados, pois, distanciam os bloqueios adquiridos com relação aos conteúdo. É preciso que a escola reorganize o seu papel de maneira que ajuste às mudanças e necessidades de cada aluno. Percebe-se, através de registros e gráficos que o número de alunos com necessidades especiais, tanto no município de Mateus Leme – MG quanto em todo o estado de Minas Gerais e no mundo teve um avanço e diante esse desafio, deu-se início ao estudo de caso da aluna portadora do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com o impacto da COVID-19 e isolamento social na vida dos autistas, a Organização das Nações Unidas, deixa claro que os obstáculos não devem causar retrocessos. Diante a situação e incertezas, com a preocupação dos retrocessos nas habilidades adquiridas pela aluna, iniciou-se os estímulos e estratégias de intervenções lúdicas através dos jogos, estes confeccionados com recicláveis. Os jogos foram inseridos na rotina da criança durante os encontros no isolamento social, com o objetivo de proporcionar uma aprendizagem significativa e a observação do comportamento, visando contribuir conhecimento e desenvolver habilidades e competências. Conclui-se que tal método tem apresentado resultados positivos, mesmo em isolamento social e pode-se favorecer o ensino aprendizagem da criança com TEA.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

28 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns a todos pelo projeto ….Estamos aprendendo com nossos filhos um mundo novo… sem desigualdade ….sem diferenças e com diversão…obg por cuidarem juntos do nosso mundo ..das nossas crianças..

  2. Como professora defensora de que a escola é para ” todos”, fico feliz em ver a iniciativa desse projeto da Júlia e seus alunos, proporcionando através do lúdico, aprendizagem para quem necessita de outras ferramentas! Parabéns à todos!!! Sempre acreditei que o lúdico, promove a aprndizagem de qualquer aluno, independentemente, de sua limitação!! Parabéns!!!

  3. Parabéns alunos! Vocês realmente fazem a diferença na vida de outras crianças.

    Que todos pensem no próximo como vocês!

  4. Que legal meninos,parabéns pelo belo trabalho que vai ajudar vários alunos que apresentam TEA. Fazendo uma grande diferença na vida deles através da ludicidade.
    Vcs brilharam ✨✨✨

  5. Parabéns pelo trabalho vcs estão arrasando ….. Um mundo melhor depende da educação de nosss crianças de hj. Estou muito feliz pela educação que os professores estao compartilhando com vcs ….. Educar amar e respeitr cada ser como único e especial estamos aprendendo com vcs ..

  6. Crianças, parabéns pelo belíssimo trabalho!
    Fico até emocionado com o cuidado que vocês estão tendo!

  7. Parabéns a todos os participantes e envolvidos na realização da feira ! Em especial aos alunos e Julia Pires pelo projeto focado numa ação social e muito amor , o mundo precisa de pessoas como vocês que se preocupam com o próximo e não mede esforços sempre pesquisando em busca de um resultado positivo para a sociedade 🙏

  8. Parabéns turminha linda, eu estou torcendo pra vocês.
    Deus abençoe vocês.
    Eu acredito em vocês.

  9. Tenho acompanhado vocês desde o ano passado, continuem assim lutando por uma aprendizagem melhor!

  10. Parabéns! Vocês como sempre arrasando!
    Que essa iniciativa incentive outras crianças e até mesmo adultos a tratar sobre a inclusão!

  11. Parabéns professora Julia e alunos ! Que o lúdico possa ser constantemente ferramenta de aprendizagem no cotidiano escolar .

  12. Parabéns professora Julia e alunos ! Que o lúdico possa ser constantemente ferramenta de aprendizagem no cotidiano escolar .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui