IMPLEMENTAÇÃO DE UM ROBÔ SEGUIDOR DE LINHA

Ciências Exatas e da Terra

ID 247-2020
Universitários

4ª FEMIC Mais

Autores

Gabriel Henrique da Silveira Santos, Stéfani Carolina Diniz, Vantuir Paulo Santos Júnior, Waleska Cristina Bressan Dias, Marcos Alberto Saldanha e Edwaldo Soares Rodrigues

Divinópolis, MG

Universidade do Estado de Minas Gerais

FLIPBOOK do Trabalho

O presente trabalho trata sobre o projeto e implementação de um seguidor de linha, que é um robô móvel. Isso devido a robótica móvel possuir aplicação em diversas áreas como industriais, domésticas, militares e educacionais.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="2090" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

A robótica móvel tem sido muito abordada nas últimas décadas devido aos robôs móveis possuírem aplicações em diversas áreas como industriais, domésticas, militares e educacionais. Na última década, há diversos projetos voltados para robótica móvel, sendo um deles o estudo de seguidores de linha. Os robôs seguidores de linha podem ser considerados com funcionamento simples, porém podem ser aplicados em tarefas complexas como percorrer trajetos em ambientes insalubres e realizar explorações espaciais. Diante desse cenário pode-se verificar a relevância da realização de pesquisas voltadas à robótica móvel. O presente trabalho teve por objetivo implementar um protótipo de seguidor de linha autônomo, ou seja, opera sem interferência humana. A metodologia aplicada foi a prototipagem, sendo inicialmente realizado o projeto (mecânico e eletrônico) do protótipo, seguido pela realização das simulações dos circuitos eletrônicos do protótipo e, por fim, a construção do mesmo. O protótipo desenvolvido possui todas as funcionalidades desejadas: detecção de cores diferentes, variação na velocidade de movimento do protótipo e alteração na trajetória desejada. Além disso, o programa instalado no protótipo pode ser reprogramado, o que facilita seu uso para atividades acadêmicas exercícios de lógica para os discentes, realização de competições e até mesmo implementação de controladores mais robustos que melhorem a eficiência do seguidor de linha ao percorrer os trajetos desejados. A realização do presente projeto permitiu aos seus participantes a integração das áreas de conhecimento de mecânica, eletrônica e programação. Também possibilita a realização de competições de seguidores de linha, bem como, o uso do protótipo para outras atividades acadêmicas e maior inserção da comunidade neste meio.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui