COMO GANHAR, GASTAR E ECONOMIZAR DINHEIRO: Brincando e aprendendo Educação Financeira

Ciências Sociais Aplicadas

ID 022-2020
Anos Iniciais do Ensino Fundamental

4ª FEMIC Júnior

Autores

Leonardo Araújo Sousa
Jose Cardoso Leal Neto
Davi Lucas Oliveira Silva
Jesucina do Nascimento Moura Oliveira (Orientadora)
Lenir Santos do Nascimento Moura (Coorientadora)

Alto Alegre, RR

Escola Municipal Mi Vó

FLIPBOOK do Trabalho

A importância em educar financeiramente as crianças se mostra cada vez maior, diante do consumismo e da grande valorização do dinheiro. Tem o propósito de promover uma ampliação nos conceitos relacionados a ganhar, gastar e economizar dinheiro.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1423" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

As crianças, mesmo pequenas, já demonstram frustração por não terem dinheiro para comprarem o que desejam. Este fato foi evidenciado por um aluno, que demonstrou grande chateação porque seu pai não lhe comprar um brinquedo desejado. Situações semelhantes podem ser observadas, pois é comum crianças presenciarem situações de compra, venda, saques de dinheiro em caixa eletrônico e uso frequente do cartão de crédito. O que pressupõe para as crianças situações equivocadas desses recursos, como se fosse necessário apenas ir ao banco “buscar dinheiro”. Assim surgiu a proposta de trabalhar o tema “dinheiro” com os alunos do 1º período A da Educação Infantil da Escola Municipal Mi vó, com o objetivo de Identificar e conhecer quais as formas que uma pessoa adulta (pai ou mãe) tem para ganhar, gastar e economizar dinheiro, visando seu uso equilibrado no contexto da família. O Projeto foi desenvolvido seguindo um processo investigativo, desde a identificação de cédulas, ao modo de ganha-lo, identificado diversas fontes de trabalho e também como economizar, trabalhando valores de dizer não ao consumismo e vivenciar práticas de guardar parte do que se tem como forma de precaução ou mesmo como forma de conquistar algo desejado pela própria criança. Foi trabalhada ainda a concepção de que o dinheiro é muito importante para a vida das pessoas, porém tem coisas que o dinheiro não pode comprar. O aspecto metodológico foi a abordagem qualitativa, com rodas de conversas, atividades de construção de jogos, de cartazes, construção de um mine mercado em sala de aula, e reflexão após assistirem pequenos vídeos, pesquisa com construção de gráficos com desenhos, pesquisa de campo em espaço não formal de aprendizagem, que é o centro comercial da cidade, em que os alunos presenciaram o uso do dinheiro em diferentes situações. O projeto permitiu desenvolver habilidades de como usar o dinheiro, tendo sido um momento proveitoso de aprendizagem sobre o consumo e economia de dinheiro.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

1 COMENTÁRIO

  1. Trabalho impressionante, cujos valores da educação financeira deve estar no dia a dia do aluno e se faz presente desde os pequenos! Parabéns pelo lindo e maravilhoso trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui