O BURITI UMA RIQUEZA LOCAL

Ciências Exatas e da Terra

ID 100-2020
Anos Iniciais do Ensino Fundamental

4ª FEMIC Júnior

Autores

Vitória Wilig Gomes
Esdras Deyvide Rodrigues Souza
Gabriel Vitor Souza de Assis
Jonas Ribeiro Do Nascimento (Orientador)
Maria Cabral dos Santos Moita (Coorientadora)

Alto Alegre, RR

Escola Municipal Professora Edneide Sales Campelo

FLIPBOOK do Trabalho

Conhecer a importância do Buriti e suas propriedades para a saúde humana e a contribuição para o resgate do meio ambien e suas utilidades na culinária brasileira.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1442" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

O presente projeto intitulado o Buriti uma riqueza local, tem como principal objetivo conhecer a importância do buriti e seus derivados para a saúde humana, e a contribuição para o resgate do meio ambiente e suas utilidades na culinária brasileira. Abordado e desenvolvido com a turma do 5º Ano A da escola municipal professora Edneide Sales Campêlo do município de Alto Alegre / RR. O estudo foi realizado com o intuito de descobrir a utilização do fruto do buriti pela comunidade altoalegrense, reconhecendo quais os benefícios existentes e se seu uso contribui na geração da renda familiar entre a comunidade local. Contudo pretendemos ainda avaliar o uso desse fruto como sendo um valioso recurso natural disponível em abundância que pode ser encontrado em várias formações vegetais, em áreas brejosas ou permanentemente inundadas. É frequente em baixadas úmidas de áreas do cerrado do Brasil Central, e produz anualmente grande quantidade de frutos consumidos por inúmeros animais. A planta Buriti, também conhecida como Muriti, Miriti ou palmeira-dos brejos, é uma palmeira alta e abundante na região do cerrado, pantanal e Amazônia, e produz frutos que são saborosos e trazem diversos benefícios para a saúde como efeitos antioxidante e energético, por serem ricos em cálcio, ferro, proteínas, potássio, caroteno, carboidratos vitamina B e vitamina C. O Buriti também é conhecido pelo nome científico Mauritia flexuosa, e desta planta ainda é possível obter palmitos, seiva e madeira, que podem trazer diversas utilidades além da alimentação, como artesanato e confecção de móveis, por exemplo.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui