CHÁ CASEIRO: SAÚDE E BEM ESTAR COM ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE

Ciências da Saúde

ID 134-2020
Anos Iniciais do Ensino Fundamental

4ª FEMIC Júnior

Autores

Emanuelle de Andrade Lima
Kaique Ilai Carvalho Primo
Maria Clara Rodrigues de Sousa
Noêmia da Silva Oliveira (Orientadora)

Boa Vista, RR

Escola Municipal Criança Feliz

FLIPBOOK do Trabalho

O projeto tem como ênfase a participação ativa e protagonista dos alunos, onde nos utilizamos do manancial que é a cultura popular brasileira para mobilizar sua atuação com estímulos e conexões com a vida real deles em torno do tema.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1445" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

Resumo: Com uma abordagem de cunho qualitativo, o projeto destaca o papel relevante da escola no resgate de hábitos saudáveis de saúde, consumo e atitude responsável com o meio ambiente, estruturando atividades concretas envolvendo o tema chá caseiro, com os alunos da Escola Municipal Criança Feliz. A partir da apresentação do tema e dos questionamentos inicias em rodas de conversa e relatos de experiências, problematização e levantamento de informações sobre o tema em livros, revistas e audiovisuais, resgatando fatos e experiências vivenciadas pelos alunos, buscamos ultrapassar o campo informativo e construir conhecimentos mais elaborados. A reflexão sobre o uso de chás trouxe uma maior aproximação com o cotidiano dos alunos, seus conhecimentos prévios e o novo assunto. O registro das informações em diário de bordo e socialização dos conhecimentos com a comunidade escolar é para fomentar novas atitudes, hábitos e valores em relação ao cuidado com a saúde, incentivar a competência investigativa e o protagonismo dos alunos em relação ao tema, e reconhecer a importância, utilidade e aplicação dos chás caseiros como forma de prevenir/tratar certas enfermidades. Imprescindível é articular a saúde, a ação ambiental e a ação pedagógica para ampliar o repertório dos alunos para que compreendam a sustentabilidade como uma nova cultura que nasce das pequenas atitudes e hábitos cotidianos saudáveis, tudo isso aliado aos benefícios de uso de chás, que podem contribuir para manutenção da saúde e apaziguar a mente nesse momento atípico.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

6 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns à professora orientadora Noemia e aos seus alunos pela escolha de um tema tão relevante e que nos remete aos sabedores de infância!

  2. Olá, Noêmia!!! Passando para parabenizá-la, juntamente com seus pequenos, pelo maravilhoso trabalho. Vc é uma professora brilhante! Sem dúvidas, a Escola Criança Feliz tem orgulho em tê-la no corpo docente!!! Um abraço!!!❤❤

  3. Parabéns!é muito lindo poder participar dessa conquista! Professora noemia e nossos alunos são nota mil!

  4. A prevenção é o melhor remédio!!! Faço uso de varios chás e tenho hons resultados!! Parabéns à todos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui