PROJETO SENTIMENTOS E EMOÇÕES - A AFETIVIDADE NO ENSINO REMOTO

Ciências Sociais Aplicadas

ID 197-2020
Anos Iniciais do Ensino Fundamental

4ª FEMIC Júnior

Autores

Geovanna Aguiar Silva
Cleide Nilza Cândido (Orientadora)
Simone Carla Passos de Andrade (Coorientadora)

Mateus Leme, MG

Escola Municipal Lucia Dias

FLIPBOOK do Trabalho

Projeto desenvolvido com objetivo de despertar nos alunos a capacidade de identificar, nomear, entender e controlar suas emoções e com isso melhorar sua relação consigo, com os colegas e professores e especialmente agora, no ensino remoto.

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REsumo Científico

O projeto surgiu a partir da dificuldade dos alunos de identificar, nomear, entender e controlar suas emoções e de como isso compromete sua relação consigo, com os colegas e professores. A partir das dificuldades em lidar com suas emoções, e até mesmo o desconhecimento de tais sentimentos, o projeto veio como alternativa de despertar para o autoconhecimento, o crescimento emocional e a formação de uma identidade saudável.Tem como objetivo a construção da capacidade de identificar, nomear, entender e controlar suas emoções. Especificamente busca desenvolver nos alunos, a inteligência emocional, a percepção de suas potencialidades emocionais na formação de seu caráter, preparando-os melhor para enfrentar perdas e frustações, o desenvolvimento da assertividade, a resolução de conflitos internos e externos, o fortalecimento da autoestima e a melhoraria da aprendizagem escolar. A metodologia utilizada inicialmente foi a observação e identificação dos sentimentos mais comuns aos alunos e partir daí, transformamos os indicadores em atividades como meditação, musicoterapia, exibição de filmes, palestras, debates e dinâmicas que foram trabalhados na disciplina de Temas Transversais. Com a necessidade do ensino remoto, em função da pandemia surgiu como fator de coesão do projeto em função da necessidade inusitada do ensino remoto por causa da pandemia e a utilização da afetividade como recurso metodológico, um elemento que se formatou pelas novas demandas apresentadas e foi necessária para manter a participação da turma unida e motivada.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

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