Blog: O CONTO QUE AS CAIXAS CONTAM- uma ferramenta de propagação da Literatura Infantil e Juvenil

Ciências Humanas

ID 206-2020
Universitários

4ª FEMIC Mais

Autores

Rayanne da Silva Reis e Janayna Alves Brejo

BELO HORIZONTE, MG

Universidade do Estado de Minas Gerais

FLIPBOOK do Trabalho

Projeto de pesquisa destinado a criação de um BLOG como estratégia pedagógica e como um espaço de informação especializada em Literatura Infantil e Juvenil e contação de histórias.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="2100" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

“Blog- O CONTO QUE AS CAIXAS CONTAM: uma ferramenta de propagação da Literatura Infantil e Juvenil” é um Projeto de Pesquisa que tem como principal objetivo consolidar as ações desenvolvidas no âmbito do Projeto de Extensão “O conto que as caixas contam”, a partir da criação de um BLOG como estratégia pedagógica e como um espaço de informação especializada em Literatura Infantil e Juvenil e contação de histórias. A escolha do formato de blog se deu por este ser um mecanismo dinâmico e simples para sistematização e divulgação de conteúdos criando, dessa forma, um espaço de discussão e ampliação do universo do Projeto de Extensão, que se propõe a apresentar uma estratégia didática para o trabalho com narrativas literárias, por meio da confecção de caixas de histórias. No que se refere aos procedimentos metodológicos, o Blog do Projeto de Pesquisa traz ainda, diversas coletâneas com dicas e orientações para todos(as) os interessados(as) em obter informações e conhecimentos sobre contação de histórias, apresentando ainda textos importantes que discutem o universo da Literatura. Dentro desse contexto, foi criado em 2020 uma página no Instagram e um canal no Youtube, com o intuito de apresentar de maneira lúdica e diversificada as realizações do Projeto de Extensão. Com o auxílio dessas ferramentas, foi possível promover um minicurso online, cujo intuito foi propiciar uma formação continuada para estudantes e profissionais da educação, a partir de orientações técnicas e didáticas para o trabalho com a Literatura Infantil e Juvenil dentro e fora do ambiente escolar. Assim, o Projeto de Pesquisa teve como resultados iniciais, a motivação e o entusiasmo despertado no público que realizou as atividades propostas, bem como daqueles que são seguidores tanto do Blog, como do Instagram e Youtube, uma vez que conseguiu despertar o interesse pela leitura e pela formação de professores(as) e de futuros(as) docentes como contadores(as) de histórias.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui