SEMENTES DO CERRADO : OLHARES QUE BROTAM CONHECIMENTO E PRESERVAÇÃO

Ciências Biológicas

ID 226-2020
Anos Iniciais do Ensino Fundamental

4ª FEMIC Júnior

Autores

Francys Miguel Moreira da Silva
Raiane Fernandes de Oliveira
Raissa Fernandes de Oliveira
Eriane Angélica Grigório (Orientadora)
Márcia Magda da Silva (Coorientadora)

Mateus Leme, MG

Escola Municipal Professora Bertina Ferreira

FLIPBOOK do Trabalho

Sementes do Cerrado tem como propósito iniciar os alunos do fundamental no universo da pesquisa científica através da observação da germinação de sementes. Promovendo ações para preservação do bioma, despertando consciência ambiental na comunidade.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1410" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

O desequilíbrio ambiental decorrente das atividades humanas gera preocupação e manifestação mundial exigindo ações urgentes de preservação. Muitos são os impactos no cerrado, tornando de suma importância trabalhos de conscientização e recuperação do segundo maior bioma da América do Sul. O povoado de Varginha, Mateus Leme, é grande fornecedor de produtos para o centro de abastecimento de alimentos do estado. A agropecuária e mineração, significativos para a economia da região, impactam diretamente o meio ambiente, comprometendo a paisagem natural, biodiversidade, o solo e nascentes. É necessária uma educação que se preocupe com o pensar e agir ecológico. Diante disso, esta pesquisa teve por objetivo promover o engajamento e práticas de preservação do cerrado e introduzir os alunos do primeiro ano fundamental no universo do conhecimento científico. Para isso, foram feitas pesquisas sobre espécies mais comuns na região, coletas de sementes, identificação, observação do tempo de germinação dos exemplares e plantio. Os resultados foram bastantes satisfatórios e a expectativa e que, em etapas futuras, as mudas plantadas pelos alunos possam ser introduzidas no ambiente que pertencem, ou seja, nas propriedades particulares. Propondo também divulgar para comunidade em que vivem e restante do município sobre a importância do bioma. Chegou-se a conclusão que essas práticas são de grande valia, para que repensem o equilíbrio e sustentabilidade entre produtividade e preservação ambienta

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui