"O DOCE NÃO É AMIGO DO NOSSO DENTE"

Ciências da Saúde

ID 245-2020
Anos Iniciais do Ensino Fundamental

4ª FEMIC Júnior

Autores

Clara Aghata de Souza Lopes
Maria Júlia Mendes Teixeira de Souza
Sandrynne Vitoria da Silva Barbosa
Cecília Maria Damasceno dos Santos (Orientadora) Emiliana Rita Souza Ferreira (Coorientadora)

Recife, PE

Escola Municipal Professor Ricardo Gama

FLIPBOOK do Trabalho

O trabalho pedagógico acerca da saúde bucal precisa se fazer presente também no ambiente escolar, posto que se configura como um espaço propício para efetuar trocas e reflexões. Os estudantes socializaram conhecimento para o hábito para a sua vida.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1405" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

A metodologia pautou-se na conscientização sobre a higiene bucal e trabalhar o conhecimento e protagonismo dos estudantes, pois eles estão na fase da troca de dentes e estão desenvolvendo os cuidados com a dentição. A pesquisa é de abordagem quali/quantitativa, de natureza básica, com objetivos de pesquisa exploratória. Dividiu-se em etapas para realizarmos o diagnóstico de perfil de estudantes com cáries e sem cáries das turmas de 1° ano A, 1° ano B e 1° ano C A pesquisa é de natureza descritiva, porquê no momento de contação de história, construção de gráficos, vídeos, confecção de cartazes, leituras, apresentações e práticas sociais com familiares e colegas de sala, interpretação oral e escrita, Mutirão de escovação, entrega de kit de higiene, exposição dos materiais de higiene e confecção coletiva de informativos ( folder), apresentações para a comunidade escolar assim como: exposições em feiras de ciências e tecnologia da Prefeitura do Recife. Os estudantes se identificaram com os personagens , pois eles perceberam que o dente doía, a troca do dente de leite e a ida ao dentista é necessário para manter a boca saudável.

DISCUSSÃO DOS RESULTADOS O trabalho iniciou em (Maio e Agosto ), sendo estendido até a final do ano letivo. No decorrer do projeto os alunos atuaram em diversos momentos de compreensão para os cuidados com a saúde bucal, demonstrando da escovação, escovar os dentes 3 vezes ao dia, usar o creme dental e fio dental e que a prevenção é muito importante para manter a boca livre de cárie e incentivar as famílias a também cuidarem dos seus dentes. CONSIDERAÇÕES FINAIS Percebemos que este projeto proporcionou momentos de extrema importância no compartilhamento de falas, protagonismos, pensamentos, ideias, soluções e atuações para a rotina pedagógica de nossos estudantes, com um somatório de ações de prevenção e saúde de higiene bucal, ampliou e transformou mudanças significativas na comunidade escolar.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui