O CONTO QUE AS CAIXAS CONTAM: TRABALHANDO COM AS NARRATIVAS LITERÁRIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Ciências Humanas

ID 248-2020
Universitários

4ª FEMIC Mais

Autores

Tatiane de Paula Ribeiro

BELO HORIZONTE, MG

Universidade do Estado de Minas Gerais

FLIPBOOK do Trabalho

O Projeto realiza desde de 2017 contações e confecções de caixas de histórias a partir de narrativas pertencentes à literatira infantil e juvenil.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="2107" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

O Projeto de Extensão “O CONTO QUE AS CAIXAS CONTAM: trabalhando com as narrativas literárias na prática pedagógica” realiza, desde 2017, ‘contações’ e confecções de caixas de histórias a partir de contos pertencentes à Literatura Infantil e Juvenil. O objetivo principal é apresentar possibilidades e estratégias para o trabalho com a contação de histórias, na Educação Infantil (EI) e nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF). Para isso, a metodologia engloba três etapas: o estudo e a seleção das narrativas; a produção do material didático, ou seja, a confecção das caixas e, finalmente, as “contações”. Para a construção das caixas, são reutilizados diferentes materiais, ressaltando a importância do respeito ao meio ambiente. As apresentações acontecem de forma lúdica dentro de instituições educacionais, tais como escolas de EI e do EF, assim como em cursos de formação de professores(as). Em 2020, devido à situação de pandemia, o Projeto desenvolveu-se no formato online e, “Os Tesouros de Monifa” foi o livro escolhido para “dar vida” à nova caixa de histórias, uma vez que seu enredo traz temáticas importantes como: a valorização das culturas africanas e o regate das memórias familiares. Escrita por Sônia Rosa no ano de 2009, a caixa com essa narrativa brasileira foi apresentada, pela primeira vez, durante o minicurso ofertado pelo Projeto entre os meses de agosto e setembro, cujo intuito foi oferecer à estudantes e/ou profissionais da educação, orientações técnicas e didáticas-metodológicas de como se trabalhar com a Literatura Infantil e Juvenil dentro e fora da sala de aula. Diante tudo isso, foi possível constatar que o Projeto, no decorrer de seus quatro anos de existência, vem contribuindo cada vez mais, para a formação de novos contadores(as) de histórias, graças à sua metodologia instigante, prática e simples que é capaz de encantar adultos e crianças.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

2 COMENTÁRIOS

  1. Howdy! I realize this is somewhat off-topic but I had to
    ask. Does running a well-established blog such as yours
    require a lot of work? I’m brand new to running a blog however I do write in my diary on a daily basis.

    I’d like to start a blog so I can easily share my experience and thoughts online.
    Please let me know if you have any kind of recommendations or tips for new
    aspiring bloggers. Appreciate it! asmr 0mniartist

  2. A motivating discussion is definitely worth comment.

    I do believe that you need to write more about this subject, it may not be a
    taboo subject but typically people do not discuss these topics.

    To the next! All the best!! asmr 0mniartist

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui