RECEITA MALUCA: DA COZINHA PARA SALA DE AULA

Ciências Exatas e da Terra

ID 274-2020
Professores da educação básica

4ª FEMIC Mais

Autores

Deivison da Silva Rodrigues e Tiago França

serrO, MG

Escola Estadual Professor Leopoldo Pereira

FLIPBOOK do Trabalho

O projeto receita maluca , foi um trabalho realizado com 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Leopoldo Pereira, com intuito de trabalhar com os alunos os conteúdos de estequiometria, unidades de medidas e suas conversões …

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REsumo Científico

O ensino de química é fundamental para a compreensão dos fenômenos que ocorrem em nosso dia-a-dia. Infelizmente, grande parte dos alunos do Ensino Médio diz não gostar da disciplina considerando muito difícil ou até mesmo não vendo a relevância dos conteúdos para nossas vidas. Para Pozo e Crespo (2009), existem muitas razões para explicar as dificuldades, e segundo os autores, os alunos não aprendem porque não se sentem motivados. Diante dessa realidade procuramos mostrar a química de uma forma diferente e contextualizada, de maneira com que os alunos possam perceber a importância dessa ciência para o nosso cotidiano. Neste trabalho foi produzido e aplicado uma atividade chamada de “receita maluca”, onde foram abordados transformações de unidades de medidas de forma diferenciada, de maneira em que os alunos iriam confeccionar alguns tipos de doces. A atividade foi aplicada em uma escola pública na cidade de Milho verde os alunos do 2º ano do Ensino Médio. O conteúdo de Estequiometria foi discutido com os alunos ressaltando a importância da proporção, o uso da regra de três e das conversões de medidas nas reações químicas . Dessa forma, relacionando com a receita dos docinhos e discutindo as alterações das unidades dos ingredientes apresentadas na receita com a unidade que utilizam no cotidiano. Durante a atividade os alunos trabalharam com conversões de unidades de medidas das receitas, com isso exercitando o uso da regras de três. Após a atividade, as discussões estabelecidas permitiram verificar que os alunos compreendem a importância das conversões de medidas em nosso cotidiano. Pode-se perceber o grande entusiasmo dos alunos na participação, os alunos salientaram que a atividade proporcionou trabalhar em equipe o que de fato trouxe uma grande experiência para o nosso trabalho. O uso de atividades práticas ganha um espaço como a ferramenta para aprendizagem, podendo ser usado como um incentivador , aproximando os alunos do conhecimento científico.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

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Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
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