PULMÃO FUMANTE

Ciências da Saúde

ID 297-2020
Anos Iniciais do Ensino Fundamental

4ª FEMIC Júnior

Autores

Giovanna Dealan Andrade Santos
Daniella Dias De Carvalho (Orientadora)
Maria Aparecida Silva Diniz (Coorientadora)

Mateus Leme, MG

Escola Municipal Maria Guaraciaba Passos

FLIPBOOK do Trabalho

O sistema pulmonar é um sistema complexo de vital importância, sendo responsável pela troca gasosa. Esse sistema sofre alterações importantes quando em contato prolongado com o tabaco, essas alterações ocorrem em todo o sistema.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1417" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

O tabagismo é claramente associado a diversas doenças que atingem todo o corpo humano, principalmente o sistema respiratório. Sabendo desse fator é necessário a curiosidade a respeito dos efeitos do cigarro no corpo principalmente nos componentes respiratórios (cavidades nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos), pois estes são os primeiros órgãos a ter contato com os compostos nocivos do cigarro.
Quando a fumaça do cigarro entra em contato com as mucosas da traqueia e brônquios estes ficam inflamados causando a dificuldade da passagem do ar e consequentemente dificulta a respiração. Com a dificuldade respiratória os pulmões não conseguem executar suas funções completamente, causando uma cascata de malefícios por todo o corpo.
O tabaco esta associado tanto a doenças agudas quanto a doenças crônicas, ou seja, doenças passageiras e doenças que vão ate o fim da vida, um exemplo seria a bronquite comum e a bronquite crônica, sendo que esta ultima esta associada ao enfisema pulmonar que também é uma doença causada pelo uso progressivo e continuo do cigarro.
Através de menções obtidas pela educanda e por meio de pesquisas observou-se que o tema citado é um tema que desperta interesse e que ainda assim é muito pouco comentado, principalmente entre os jovens da educação primaria, que muitas vezes apesar da pouca idade acabam considerando o tabagismo uma característica normal da sociedade devido ao convívio.
Tendo conhecimento sobre esses fatores prejudiciais ocasionados pelo tabaco fez-se necessário a elaboração deste projeto de pesquisa no intuito de conscientizar e educar à não fumantes e fumantes sobre o tema, pois a prevenção é sempre o meio mais viável e econômico de cuidar da saúde pessoal e social.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui