AO ALCANCE DO LIVRO DOURADO, PARTE III, NA ALFABETIZAÇÃO, LENDO BEM, ESCREVENDO MELHOR AINDA

Linguística, Letras e Artes

ID 398-2020
Anos Iniciais do Ensino Fundamental

4ª FEMIC Júnior

Autores

Sophia Scarlett de Carvalho Silva
Lidia Emanuely
Arcanja dos Santos Rodrigues
Vitor Gabriel Alves Lopes
Alda de Carvalho Simão (Orientadora)

Mateus Leme, MG

Escola Municipal Geny Guimarães de Oliveira

FLIPBOOK do Trabalho

O nosso projeto de leitura direcionou-se um olhar especial para alfabetização, para que os alunos com autonomia e criticidade possam desenvolver desde os primeiros passos vários aspectos no mundo da leitura, escrita e digital.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1426" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

Este projeto teve início com a dificuldade de escrita vivenciada e desenvolvido com os todos os alunos do 4° ano em 2018 com a mesma turma 2019. Em 2020 foi desenvolvido com os alunos do 2°. Pois, observando o avanço dos alunos direcionou-se um olhar especial para alfabetização, para que os alunos possam desenvolver desde os primeiros passos vários aspectos no mundo da leitura, escrita, vocabulário e digital. Com o objetivo à incentiva-los a ler mais, escrever menos errado e aumentar o vocabulário. Com esse intuito gera uma competição entre eles, quem “ler mais”, a cada livro virtual lido faz-se a troca junto a atividades propostas pelo professor, que são retiradas na escola. A cada cinco livro os alunos mudam de faixa. Cada faixa tem uma cor diferente e o número na mesma identificar-se melhor. Os livros são trocados de acordo as necessidades de cada aluno, mas deixando claro que o colega está à sua frente. As cores das faixas foram definidas junto com os alunos. No final do projeto, além dos objetivos a serem alcançados, o aluno vencedor ganhará medalhas e um cesto de livros de um autor infantil. Ganhará o aluno que conseguir chegar à faixa dourada e preencher o requisito de cinco livros lido e atividades prontas. No decorrer do projeto percebe-se uma melhora significativa no vocabulário e na escrita. Confirmando assim a importância da leitura diária na vida de cada um. Pôde-se verificar a tentativa de provar até que ponto há uma interferência do meio social, sabendo da diversidade e pluralidade que só contribui para adquirirem mais conhecimentos de mundos diferentes. Notou-se que os alunos tiveram uma ótima aceitação em ler os livros por meios digitais, pois a geração atual já utiliza vídeo texto da tecnologia de multimídias. Unindo duas paixões: a inovação ficou fácil de acontecer. Cada um na sua casa produzindo e desenvolvendo habilidades necessárias na evolução humana.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

37 COMENTÁRIOS

  1. Alcance do livro dourado muito interessante, bastante didático para a professora e as crianças que foram perfeitas

  2. Que lindos gente. Parabéns pelo trabalho ficou perfeito …

  3. Lindo Projeto, e que crianças maravilhosas estou encantada…

  4. Mateus leme está de parabéns, que crianças lindas.

  5. Que gracinha o projeto e as crianças.
    Parabéns aos envolvidos.

  6. Parabéns pela a dedicação. Simplesmente maravilhoso.

  7. Parabéns pelo projeto! Um incentivo à leitura de uma maneira muito criativa !

  8. Turminha o projeto de vocês é maravilhoso. Parabéns a professora pelo empenho. Vocês estão dando um show.

  9. Simplesmente maravilhoso 😍😍😍. Parabéns aos alunos, professores e todos os envolvidos. 👏👏👏👏👏

  10. Obrigada pelo carinho de vocês! Como é bom saber que o projeto tem dado novos olhares para a nossa literatura infantil. Quando um sonho vira realidade. A ideia é essa! 😉

  11. Parabéns a todos alunos e essa ótima professora 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  12. Parabéns pelo projeto , a professora pela dedicação e aos alunos envolvidos que deram um show a parte.

  13. Parabéns aos alunos e as professoras Alda e Emiliene ! Vocês brilharam! Continue sempre assim, apesar de toda correria, distanciamento e cansaço vocês foram perseverantes e brilharam! Estou encantada!

  14. Maravilhoso projeto de iniciativa de leitura, a nova geração é a nossa salvação para um Brasil igualitário e justo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui