DIÁLOGOS: COMUNIDADE ACADÊMICA PPGE/UEMG

Ciências Humanas

ID 402-2020
Professores e pesquisadores universitários

4ª FEMIC Mais

Autores

Joyce Soares Rodrigues Petrus, Vanessa Fernandes Biondini, Júlia de Oliveira Torres, Lucas Santana Silva, Ana Paula Braz Maletta, Juliana Cordeiro Soares Branco e Daniela Oliveira Ramos dos Passos, Rita de Cássia Oliveira.

BELO HORIZONTE, MG

Faculdade de Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais

FLIPBOOK do Trabalho

Projeto elaborado para complementar as atividades realizadas no PPGE/UEMG, durante a pandemia da Covid-19, a partir da criação de um novo espaço de diálogo com a comunidade acadêmica, para que esta possa manter os vínculos entre seus membros.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="2115" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

O isolamento social adotado em 2020 para conter a proliferação da COVID-19 ocasionou a suspensão das aulas presenciais do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (PPGE-UEMG). No novo cenário, signicativas mudanças aconteceram no cotidiano. Nesse momento, em que ainda se discutia a viabilidade da oferta de aulas remotas, a comunidade do PPGE/UEMG propôs uma atividade que objetivava reduzir a “distância” imposta pela conjuntura e que impedia a convivência de seus membros no ambiente educativo. É neste contexto que surgiu o projeto “Diálogos/PPGE-UEMG”, composto por encontros que vem sendo realizados desde 16 de junho, na modalidade online, por meio da plataforma Google Meet. Para planejamento e organização dos encontros, foi aplicado um questionário respondido de forma voluntária por 77,5% do público alvo, e que teve como objetivo entender os reais interesses e as condições de participação discente, sendo possível identicar a boa receptividade da proposta – 92% dos respondentes apoiaram – e elencar temas de interesses comuns. Dentre as sugestões dos respondentes para abordagem nos encontros, destacaram-se as que relacionavam os cenários da educação com o momento pandêmico e o interesse em ter contato com professores e orientadores. Até outubro de 2020, foram realizados 7 encontros com discentes do mestrado, professores, egressos do Programa, funcionários e convidados, dedicados, inicialmente, à acolhida e às apresentações, conhecendo-se parte das condições e das situações vivenciadas pela comunidade no período pandêmico. Posteriormente, com o início das aulas remoras, os diálogos virtuais foram acrescidos de debates destinados a tratar temas transversais às disciplinas ofertadas no semestre. Nesse formato, avaliados como bastante exitosos, os encontros síncronos mantiveram alta presença e participação do público, trocas de saberes e conforto para a equipe que, distante fisicamente, manteve-se unida em um contato fraterno.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui