ÁRVORE SOLAR

Engenharias

ID 510-2020
Anos Iniciais do Ensino Fundamental

4ª FEMIC Júnior

Autores

Pedro Lucas Machado dos Santos
Maria Goreth Machado da Silva (Orientadora)

Macapá, Amapá

Instituto Nacional Leva Ciência

FLIPBOOK do Trabalho

A pesquisa apresentada busca desenvolver um protótipo de árvore solar baseado na biomimética, promovendo energia limpa e renovável para estas comunidades remotas da Amazônia.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1436" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

Atualmente, existem 237 localidades isoladas no Brasil, a maior parte está na região Norte, nos estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará e Amapá. O consumo de energia nessas localidades é baixo e representa menos de 1% da carga total do país, sendo suprida, principalmente, por térmicas locais a óleo diesel. Como podemos viver sem os benefícios da energia? Essa é a realidade das comunidades remotas e isoladas. A opção mais rápida e barata parece ser a energia solar fotovoltaica. A pesquisa apresentada busca desenvolver um protótipo de árvore solar baseado na biomimética, promovendo energia limpa e renovável para estas comunidades remotas da Amazônia. Além disso, aborda a importância de favorecer estas comunidades que não tem acesso a energia elétrica, explicações acerca do princípio operativo e os elementos necessários à montagem do primeiro e do segundo protótipo. Quanto aos procedimentos metodológicos utilizou-se de pesquisas bibliográficas em trabalhos similares que abordam a temática. E foi desenvolvido um protótipo com mini painéis solares e materiais alternativos, mas futuramente fazer a conversão de dados e desenvolver o protótipo em tamanho real. A produção de energia solar é rentável e acessível para as comunidades. A eletricidade gerada é proveniente da instalação de minimódulos fotovoltaicos posicionados nos galhos da versão inicial da árvore desenvolvida. Os resultados obtidos são satisfatórios, porém conclui-se que necessita de aprimoramento como um circuito de amostragem e apresentação dos valores de tensão e corrente gerados.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui