ROBÓTICA SUSTENTÁVEL: RECICLANDO E RECRIANDO COM O LIXO ELETRÔNICO

Engenharias

ID 151-2020
Anos Iniciais do Ensino Fundamental

4ª FEMIC Júnior

Autores

Fabiola Copini Pockel
Emy Gabrielle de Andrade Cavalcanti
Denise Farias Boeira (Orientadora)
Ygor Takashi Nishi (Coorientador)

Ponta Porã, MS

Escola Municipal Prefeito Orlando Mendes Gonçalves

FLIPBOOK do Trabalho

O projeto é uma experiência de ensino da robótica utilizando lixo eletrônico como ferramenta de construção, conscientização sobre o descarte dos eletrônicos reaproveitamento na robótica .

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1478" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

Introdução
Atualmente, é fato que o domínio das novas tecnologias é fundamental e estratégico para o desenvolvimento de qualquer região do país e do mundo. Portanto, a formação adequada de mão-de-obra qualificada na área de ciências exatas e tecnológicas é um importante pré-requisito. Mais do que é isso, é muito importante a existência de ações coordenadas e conjuntas entre a educação básica e superior, promovendo mecanismos que possam motivar e incentivar escolas, professores e estudantes a desenvolverem ações e atividades que possam contemplar competências e habilidades relacionadas ao que é apresentado nas Diretrizes para o Ensino de Computação na Educação Básica, proposta pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC, 2018). Neste sentido é desenvolvido na Escola Municipal Prefeito Orlando Mendes Gonçalves o projeto com uso da robótica e as plataformas digitais de programação. O projeto é coordenado pela prof.de tecnologia educacional: Denise Boeira, que é licenciada em computação e mentora da equipe Julietas um grupo de meninas que desenvolve toda ação do projeto na escola, a equipe conta da parceria da UFMS com o acadêmico de Ciência da Computação: Ygor Takashi.Visando colaborar com a inserção da Robótica na escola pública e o ensino de programação e conscientização sobre o descarte, reaproveitamento do lixo eletrônico e utilizando deste alguns componentes para construção de kits de robótica.
Metodologia: As atividades deste projeto foram realizadas no segundo semestre de dois mil e dezenove na Escola Municipal Prefeito Orlando Mendes Gonçalves, todas as quartas-feiras, no período matutino, durante dezenove semanas, perfazendo um total de setenta e seis horas. Participaram das atividades sessenta estudantes, de 10 a 12 anos, do quarto ano do ensino fundamental, quinto ano do Ensino fundamental.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui