CAPTAÇÃO, UTILIZAÇÃO E REUTILIZAÇÃO DA ÁGUA DA CHUVA NO AMBIENTE ESCOLAR

Ciências Biológicas

ID 185-2020
Anos Iniciais do Ensino Fundamental

4ª FEMIC Júnior

Autores

AMANDA ELOISA BECK
CAMILA SAMARA BONETTI
EMELY VITORIA DALCASTAGNE
MARINEY AP. CARVALHO DA SILVA (Orientadora)
RONIR VOIGT (Coorientador)
MERLIN TATIANA BERNARDI CESCONETTO (Coorientadora)

Schroeder, Sc

Escola Municipal Professor Santos Tomaselli

FLIPBOOK do Trabalho

A água é um recurso natural essencial à sua sobrevivência de todas as espécies que habitam a terra. Apesar de sua reconhecida importância, é um recurso cada vez mais ameaçado, tanto em sua quantidade quanto em sua qualidade.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1615" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

Tendo em vista que a água é um recurso natural limitado e imprescindível à vida, questões sobre a conservação e preservação dos recursos hídricos vêm sendo cada vez mais destacadas na atualidade. Hoje é de vital importância se criar alternativas que levem ao racionamento ou economia de água potável, e uma dessas medidas são fazer uso da água de chuva disponível na natureza. Para tanto, foi necessário avaliar mediante estudo de caso a possibilidade da economia de água, aproveitando-se da água de chuva de maneira qualitativa e econômica na unidade escolar. A água é um bem precioso para os seres humanos e é cada vez mais tema de debates no mundo todo. O uso irracional e a produção de fontes importantes (rios e lagos) podem ocasionar a falta de água doce, muito em breve caso nenhuma providência seja tomada. Observando várias situação os alunos do 4º ano da Escola Municipal Professor Santos Tomaselli tivemos a ideia de fazer uma cisterna que consiste em captar a água da chuva para ser utilizada para lavar as calçadas da nossa unidade escolar. Com a capacitação da água da chuva, temos como objetivo diminuir o desperdício da água tratada, tendo em vista que o foco da educação dentro do meio ambiente tende a compreender; que devemos reutilizar a água da chuva contribuindo para a formação de sujeitos ecológicos, o projeto teve continuidade esse ano com aquisição da caixa de agua para instalação da cisterna e inicio da construção para colocação da caixa, mas devido a pandemia os trabalhos de instalação ainda esta em processo de conclusão pois tem a participação dos pais.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui