PO’WATER: DESENVOLVIMENTO DE JOGO DA MEMÓRIA, UTILIZANDO O POWER POINT

Ciências Exatas e da Terra

ID 262-2020
Anos Iniciais do Ensino Fundamental

4ª FEMIC Júnior

Autores

Isadora Ferreira Botelho
Valentina Cavada do Sacramento
Caroline Bonow Holz
Greice Conrad Rodrigues Sedrez (Orientadora)

Pelotas, RS

Escola Santa Mônica

FLIPBOOK do Trabalho

Trabalho realizado pelo trio de alunas do 5ºano da Escola Santa Mônica, que consiste em utilizar o Power Point, para programar um jogo da memória.

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REsumo Científico

A educação se depara com vários desafios, principalmente nesse contexto de pandemia, a qual vivenciamos. Despertar a atenção, envolver os estudantes no processo de ensino-aprendizagem, adaptar-se aos avanços das tecnologias, sem esquecer de orientar o caminho de todos para o domínio e a apropriação crítica desses novos meios, são algumas das situações vivenciadas no contexto educacional. Mestre et al. (2015) justifica que as habilidades estimuladas pelo PC estão diretamente relacionadas à resolução de problemas, pois envolvem a capacidade de compreender as situações propostas e criar soluções através de modelos matemáticos, científicos ou sociais. Neste contexto, as alunas do 5º ano da Escola Santa Mônica, desenvolveram uma atividade utilizando a linguagem de programação no Power Point, para auxiliar nos conceitos relacionados à temática água, durante a disciplina de ciências. O objetivo da atividade foi de possibilitar a resolução de problemas, com o planejamento e a estratégia, integrando, organizando as ideias, a partir da programação, estruturando assim o conhecimento do educando. Além da atividade desenvolvida no Power Point, as alunas aplicaram um questionário, na rede social Facebook, onde uma das questões propostas era: “Microsoft PowerPoint é um programa utilizado para criação/edição e exibição de apresentações gráficas, originalmente escrito para o sistema operacional Windows. Você sabia que é possível desenvolver a programação de um jogo utilizando o Power Point?” e das 146 respostas obtidas 81 pessoas responderam que não. Esse total obtido mostra que 55 % das respostas, ou seja, a maioria, não esta realizando um diálogo com as novas metodologias, neste caso, com a programação. Necessário entender que o uso da tecnologia é um grande avanço para as instituições que procuram se adaptar às novas realidades e metodologias, trazendo a realidade tecnológica para a sala de aula, contribuindo no processo de ensino e aprendizagem, promovendo uma educação.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

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Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
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