DESENHE SEUS MEDOS E SEJA FELIZ

Ciências Humanas

ID 368-2020
Anos Iniciais do Ensino Fundamental

4ª FEMIC Júnior

Autores

Bia Gonçalves Costa
Alessandra Quaresma Gonçalves (Orientadora)

Igarapé-Miri, PA

Escola Vicentina Santana

FLIPBOOK do Trabalho

Projeto de cunho social que visa a superação de medos de crianças, nasce devido a descoberta que estudantes da turma do 2º ano do ensino fundamental tinham medo, mas não conseguiam falar sobre eles para seus familiares.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1468" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

A pesquisa Desenhe seus medos e seja feliz, desenvolvida na Escola Vicentina Santana em Igarapé-Miri/PA, entre os meses de março a dezembro de 2019, na turma do 2º ano, composta por 25 alunos, com faixa etária entre sete a oito anos. A motivação para fazer este estudo foi o fato da pesquisadora escutar de colegas que seus pais não entendiam seus medos. Para tentar ajudar se propôs a realizar esse projeto e a desenvolver atividades pedagógicas que utilizassem os desenhos como estratégia para a criança entender a sua realidade e superar os seus medos. Para descobrir os medos das crianças foram usados os desenhos livres e as rodas de conversas. O tipo de investigação é a exploratória, suas fontes de informações foram as bibliográficas e a virtuais, com coleta de dados qualitativos, obtidos através de entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciam que mais de 80% da turma de alunos do 2º ano tem medo real ou imaginário, em muitos casos as famílias não sabem, porque a criança tem medo ou a razão de não falar sobre eles. Para alcançar o objetivo foram realizados rodas de conversas incentivando as crianças narrarem seus medos e entende-los, em outro momento realizaram desenhos engraçados acerca dos mesmos e falaram sobre essa nova fase. Logo, as estratégias usadas ajudaram as crianças a externalizarem e, gradativamente, superarem os medos que causavam insegurança nas suas vidas. Assim, a escola é um espaço privilegiado para ajudar as crianças em suas aprendizagens pedagógicas e emocionais.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui