CARTOGRAFIAS DA DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ARTISTA-DOCENTE
Linguística, Letras e Artes
ID 403-2020
Professores e pesquisadores universitários
4ª FEMIC Mais
Autores
Alexandra Aparecida dos Santos Noronha e Fernando Luiz Zanetti
Belo Horizonte, MG
Universidade do Estado de Minas Gerais
FLIPBOOK do Trabalho
Este trabalho apresenta as cartografias da dança no contexto escolar por meio de um relato de experiência prática de uma artista-docente no ensino de dança nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
REsumo Científico
A dança é uma das atividades corporais mais antigas, hoje se tornou conteúdo obrigatório em toda educação básica, no entanto, a dança é ensinada e praticada geralmente para festas escolares o que impossibilita a criatividade e o aprendizado significativo da dança-educação. Este trabalho busca apresentar as cartografias da dança no contexto escolar por meio de um relato de experiência prática de uma artista-docente no ensino de dança nas disciplinas de Arte e Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Será exposto um recorte do diário de bordo com minhas memórias como artista-docente no ensino de dança em uma escola pública municipal na cidade de Betim/MG. Esse trabalho realizou-se no ano de 2019 numa escola pública de uma turma do 1º ano e outra do 2º ano do Ensino Fundamental. Justifica-se apresentar esse relato de experiência pela relevância do ensino de dança nas escolas e a obrigatoriedade da Lei 13.278/16 e a nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular) na disciplina de Artes em toda a educação básica. O referencial teórico fundamenta-se nas abordagens dos filósofos Foucault e Deleuze sobre o discurso do corpo e a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa para o ensino de Artes. A metodologia utilizada será o de cartografia através de uma abordagem qualitativa e participante por meio de um diário de bordo. Pretendemos demonstrar a realidade docente no ensino de artes/dança, como também identificar o cotidiano da realidade profissional como artista-docente dos anos iniciais do Ensino Fundamental na disciplina de Artes com o ensino de dança e contribuir para as discussões a cerca das experiências didáticas em dança nas escolas. Espera-se com essa proposta promover reflexões sobre o ensino de dança nas escolas públicas na educação básica.
Para qualquer dúvida, envie um email para os autores
É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.
Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br