AS SÉRIES DE TV E DE STREAMING: DIÁLOGOS COM LITERATURA, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO

Ciências Humanas

ID 406-2020
Professores e pesquisadores universitários

4ª FEMIC Mais

Autores

Daniela Oliveira Ramos dos Passos, Isabelle Guedes Patrocínio, Alexandre Marini, Daniel Ribeiro de Almeida Chacon e Paulo Roberto Barreto Caetano

BELO HORIZONTE, MG

Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais

FLIPBOOK do Trabalho

O projeto objetiva discutir a relação entre séries (de TV e streaming) com outros saberes e áreas como a Filosofia, Literatura e a Educação.

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REsumo Científico

Este projeto tem por objetivo possibilitar pensar novas práticas pedagógicas que ensejam abordagens interdisciplinares, o que, por sua vez, implica repensar a própria educação (seus objetivos e métodos) diante dos desafios colocados pelas transformações na contemporaneidade. Elas são instrumentos de difusão de valores e visões de mundo que, ao afetarem a maneira das pessoas perceberem a realidade, instauram-se como dispositivos de subjetivação – o que gera assim novos objetos de pesquisa, seja para as artes, seja para a educação. Existe um amplo leque de possibilidades investigativas acerca das produções fílmicas no campo da Educação. Pensar uma pesquisa de interface entre Educação, Literatura e as séries de TV/streaming implica investigar o contexto de elocução e de produção, os jogos com a linguagem, a cultura material e simbólica de determinada época, as representações e os discursos construídos e postos em circulação, as visões sobre a história e os processos sociais, as relações com o poder, o suposto predomínio da imagem diante da palavra, bem como especular como as séries parecem responder melhor a uma ansiogênse contempoânea, a qual, especula-se aqui, tem relação direta com o impacto das redes sociais. Tendo em vista essas reflexões e hipóteses, do projeto surgiu o Colóquio “As séries de TV: diálogos com Literatura e Educação” que teve sua primeira edição em 2018 – acontecendo também 2019/2020 – com palestras e comunicações com expositores de diversas instituições academicas. A pedagogia exercida por essas produções fílmicas ajuda a entender os diferentes processos educacionais e, portanto, faz-se importante, pois, analisar as séries. Observar as vozes e imagens ali presentes contribuirá para entender dinâmicas sociais contemporâneas, bem como pensar a referida pedagogia cultural. Desse modo, é possível estar mais perto de produtos que o corpo discente consome e dele se deixa influenciar.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

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