DEMOCRACIA E INSTRUMENTOS DE PARTICIPAÇÃO POPULAR NAS ESCOLAS

Ciências Humanas

ID 93-2020
Anos Finais do Ensino Fundamental Ensino Médio/Técnico

4ª FEMIC Jovem

Autores

Carla Raiane do Sacramento Oliveira
João Marcelo Ramos da Rocha (Orientador)

Candeias, Bahia

Centro de Educação Colibri

FLIPBOOK do Trabalho

Trabalho que objetiva compreender a simbiose e a indissociabilidade entre educação (escola) e política (democracia) e explorar a proposta pedagógica Histórico-Crítica de Demerval Saviani

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1494" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

Paulo Freire compreende a necessidade de uma educação que promova a emancipação e libertação dos indivíduos. Para o autor, “se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda”. Ao formular uma proposta pedagógica Histórico-Crítica, Saviani, por sua vez, aponta a necessidade da construção de uma escola que prepare o indivíduo para a vida democrática e em coletivo. Que esteja a serviço do pleno desenvolvimento do cidadão e da sociedade, e não ao mercado de trabalho. Este trabalho objetiva investigar a existência de instrumentos democráticos e de participação popular em escolas da cidade de Candeias; compreender a simbiose e a indissociabilidade entre educação (escola) e política (democracia); explorar a proposta pedagógica Histórico-Crítica de Demerval Saviani; e esboçar críticas às escolas da cidade e as suas propostas de ensino. Ele tem caráter exploratório e se dará tanto qualitativa como quantitativamente – pois o objeto de estudo necessita das duas abordagens. Serão colhidos dados nos campos prático e teórico. Uma ampla revisão sobre o tópico Escola e Democracia” foi realizada. Assim como minha escola, a maioria das outras organizações da cidade deve não promove espaços democráticos em seu cotidiano. Uma eventual continuação deste trabalho deve verificar isto. Elas (as escolas) reproduzem a realidade social brasileira de indivíduos aparelhados, inculcados e que não participam da tomada de decisões e não controlam os gastos e investimentos estatais. Fomentam a estagnação desse quadro. Alimentam, com regimes internos autocráticos indivíduos que, teoricamente, viverão em uma democracia.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

3 COMENTÁRIOS

  1. First of all I would like to say awesome blog! I had
    a quick question that I’d like to ask if you don’t mind.
    I was curious to know how you center yourself and clear your thoughts prior to writing.
    I have had a hard time clearing my mind in getting my thoughts out.
    I do enjoy writing however it just seems like
    the first 10 to 15 minutes are usually wasted simply just trying to figure out how to begin. Any suggestions or tips?

    Cheers! asmr 0mniartist

  2. Fine way of describing, and fastidious paragraph to obtain data about my presentation subject matter, which i am going to convey in school.
    0mniartist asmr

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui