ENERGIAS ALTERNATIVAS: UMA PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O DESABASTECIMENTO ENERGÉTICO DA COMUNIDADE DE “GLEBAS”

Ciências Agrárias

ID 283-2020
Anos Iniciais do Ensino Fundamental

4ª FEMIC Júnior

Autores

Gabriel de Oliveira Dell Isola
Daniele Cristina Vilela Rosa (Orientadora)
Jeferson Junio Batista Silva (Coorientador)

Uberlândia, MG

Grupo de Iniciação Científica Júnior em Ciências e Matemática

FLIPBOOK do Trabalho

Esse trabalho é uma pesquisa bibliográfica sobre os tipos de energias renováveis para solucionar a falta de energia elétrica da comunidade de Glebas, na região rural no norte do município de Uberlândia.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1491" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

Esse trabalho surgiu a partir de uma observação na comunidade do Distrito de Martinésia, localizado na região norte do município de Uberlândia. Lá, algumas pessoas ainda sofrem com a falta de energia, numa região de chácaras conhecida popularmente como Glebas. É utilizado apenas um gerador de energia elétrica que atende a todos e em certo horário da noite esse gerador é desligado, acontecendo que algumas pessoas que moram lá e trabalham ou estudam na cidade de Uberlândia chegam em casa depois do desligamento do gerador, impossibilitando muitas vezes de tomar um banho quente, dentre outras atividades que requerem o uso de energia elétrica. Buscando alternativas para o desabastecimento de energia elétrica da comunidade “Glebas”, demonstro e apresento as maneiras de geração de energias renováveis como a energia fotovoltaica, biomassa e eólica. Os objetivos desse trabalho são: a) Conhecer as fontes de energia alternativas existentes; b) Realizar visita técnica a locais que comercializam insumos para geração de energia alternativa; c) Identificar as vantagens e desvantagens de cada tipo de energia, a fim de escolher a melhor opção para a comunidade de “Glebas”. Para isso foi realizado uma pesquisa bibliográfica sobre os tipos de energias renováveis, além de uma visita à comunidade de “Glebas”, e a uma empresa especializada em energias renováveis. A partir disso, foi elaborado um quadro comparando as vantagens e desvantagens das energias eólica, fotovoltaica e biomassa. Dessa maneira, concluiu-se que a única forma de resolver de fato o problema da comunidade seria a regularização das chácaras, permitindo que todas recebam acesso à rede geral de energia elétrica. A partir desse projeto acredito que seja possível chamar a atenção das pessoas para outras realidades que até então parecia que nem existia, pelo menos não tão próximo de nós.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui