CÉLULA 3D COM TECNOLOGIA RFID APLICADA AO ENSINO MÉDIO

Engenharias

ID 111-2020
Anos Finais do Ensino Fundamental Ensino Médio/Técnico

4ª FEMIC Jovem

Autores

Camila dos Santos Oliveira
Endriely Peres Fernandes
Noah Serrati Moreno
Edson Anício Duarte
João Alexandre Bortoloti (Orientador)

Campinas, São Paulo

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo IFSP Câmpus Campinas

FLIPBOOK do Trabalho

Um kit didático microcontrolado, utilizando modelos 3D com sistema de som e reconhecimento via RFID para auxiliar o estudante nas aulas de citologia do ensino médio, que proporcionará uma visualização mais ampla sobre as estruturas da célula animal.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1618" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um kit de citologia para o ensino de biologia do ensino médio, composta por sua Membrana Plasmática, Citoplasma, Núcleo, Mitocôndria, Lisossomo, Ribossomo, Complexo de Golgi e o Retículo Endoplasmático Rugoso e Liso. A célula eucariótica, encontrada nos animais, é formada por diversas organelas membranosas e estruturas diminutas, estudadas por meio de imagens ou microscópios e outras ferramentas educacionais que facilitem o entendimento dos estudantes acerca da matéria proposta. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) faz obrigatório o ensino de biologia e seus conhecimentos, dentre esses a citologia, no ensino médio, o que torna o projeto de extrema importância quando analisado o Censo Escolar de 2019 do órgão INEP, que mostra a existência de 180.610 escolas de educação básica no país, sendo 28.860 (16,0%) de ensino médio, conjuntamente aos dados do PISA (2015) sobre o ensino de ciências, que coloca o Brasil na 63ª colocação de 70 países avaliados. Esse kit é um modelo didático em impressão 3D, utilizando microcontrolador da plataforma Arduino, um sistema de reconhecimento RFID com saída de som por um DFPlayer Mini, para potencializar o processo de ensino aprendizagem em citologia. Todas as organelas possuem uma TAG RFID interna, e após o reconhecimento de cada organela, será pronunciada uma breve explicação sobre suas funções. Como complemento será inserida a impressão em braille no corpo da organela, aumentando a inclusão de estudantes cegos e de baixa visão, além de facilitar o entendimento de todos os alunos conforme as diretrizes do Desenho Universal.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

2 COMENTÁRIOS

  1. I visited several sites however the audio feature for
    audio songs existing at this website is truly wonderful.
    0mniartist asmr

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui