DERMEVAL SAVIANI – UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA CRÍTICA

Ciências Humanas

ID 119-2020
Anos Finais do Ensino Fundamental Ensino Médio/Técnico

4ª FEMIC Jovem

Autores

Kelliangela Maia De Jesus Conceição
João Marcelo Ramos da Rocha (Orientador)

Salvador, Bahia

Colégio Salesiano do Salvador

FLIPBOOK do Trabalho

Esta pesquisa objetiva entender a proposta pedagógica apresentada por Saviani; investigar sua vida e obra; e compreender as propostas pedagógicas existentes e suas classificações. Ela possui caráter exploratório e foi desenvolvida ao longo do ano.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1658" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

Dermeval Saviani é um professor e pesquisador brasileiro de extrema importância e relevância para a educação nacional. Neto de imigrantes italianos e filho de trabalhadores rurais, é autor de mais de vinte livros e de mais de cem artigos acadêmicos. Possui formação em filosofia e em pedagogia e é livre docente e professor emérito da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas. Em 1994 foi condecorado com uma das maiores honrarias do Ministério da Educação do Brasil: a medalha do Mérito Educacional – pelo conjunto de seu extenso e relevante trabalho. Esta pesquisa objetiva pesquisar a proposta pedagógica por ele apresentada; investigar sua vida e obra; e compreender as propostas pedagógicas existentes e suas classificações. Ela possui caráter exploratório e se desenvolveu majoritariamente de forma qualitativa e bibliográfica. Uma ampla revisão teórica sobre a Pedagogia Histórico-Crítica e a vida e obra de Saviani foi realizada através de livros artigos e vídeos. Inspirado na filosofia e sociologia marxistas, Saviani começou a construir, ao final dos anos 70 com o lançamento de Escola e Democracia, uma proposta pedagógica por ele denominada de Histórico-Crítica para a superação das teorias crítico-reprodutivistas e não críticas da educação. Trata-se de uma corrente que compreende que a escola não é nem só determinada e nem só determinante social e, que através dela, os saberes historicamente destinados às elites podem ser igualitariamente socializados para a superação da lógica do atual modal de produção capitalista.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui