O IMPACTO AMBIENTAL DO DESMATAMENTO DA CARNAÚBA (Copernicia prunifera) EM ITAREMA

Ciências Biológicas

ID 295-2020
Anos Finais do Ensino Fundamental Ensino Médio/Técnico

4ª FEMIC Jovem

Autores

Bianca de Sena Sousa
Eduarda Almeida de Freitas
Jardel Ribeiro Batalha (Orientador)

Itarema, Ceará

EEEP Professora Rosângela Albuquerque de Couto

FLIPBOOK do Trabalho

O objetivo deste projeto é desenvolver um sistema de produção de mudas destinadas para recuperação das áreas de desmatamento de carnaubais em Itarema.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1629" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

A Carnaúba, Copernicia prunifera, é uma planta encontrada no nordeste brasileiro, além de ser considerada o símbolo do estado do Ceará. Trata-se de uma espécie bem adaptada às condições do semiárido e possui grande importância econômica e social, devido às suas diversas utilidades. Porém, nas últimas décadas, em virtude da desvalorização dos preços da cera vegetal, a Carnaúba voltou a ser alvo de desmatamentos, pois sua madeira pode ser utilizada para construções de casas e barracas de praias, no litoral cearense. Partindo dessa premissa, o objetivo deste projeto é desenvolver um sistema de produção de mudas destinadas para recuperação das áreas de desmatamento de carnaubais em Itarema. Essa pesquisa, trata-se de um estudo de caso de natureza aplicada com forma de abordagem qualitativa. Inicialmente, foi elaborada uma pesquisa sobre o desmatamento dos carnaubais e entrevistas com a população de Itarema. Em seguida, foi realizada visitação de áreas com desmatamento de carnaubais para a quantificação do número de espécies eliminadas. A etapa final foi a produção de mudas de Carnaúba, a partir das sementes coletadas na região. O projeto comprovou que é de baixo custo o cultivo dessas mudas e as mesmas apresentam uma alta taxa de germinação. Além disso, as 300 novas plantas produzidas, no primeiro cultivo desse projeto, serão destinadas para ações de reflorestamento em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente de Itarema. Portanto, conclui-se com os resultados, que essa pesquisa está sendo de grande importância, pois pode ser considerado como a primeira ação de reflorestamento de carnaubais na cidade.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

3 COMENTÁRIOS

  1. Lindo trabalho e empenho estudantil. É gratificante ver jovens assim… Tão empenhadas ao conhecimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui