ATIVIDADES FÍSICAS COMO RECURSO DE MICROGERAÇÃO ENERGÉTICA E MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA

Ciências Exatas e da Terra

ID 361-2020
Anos Finais do Ensino Fundamental Ensino Médio/Técnico

4ª FEMIC Jovem

Autores

Filipe Santana Oliveira
João Pedro Cardoso de Oliveira
Kenzo Massuda Palhares
Débora Regina Silva (Orientadora)
Maísa Gonçalves da Silva (Coorientadora)

Uberlândia, Minas Gerais

Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia – ESEBA UFU

FLIPBOOK do Trabalho

O objetivo do nosso trabalho consiste no desenvolvimento de um protótipo capaz de gerar energia elétrica através dos movimentos humanos, em práticas de exercícios aeróbicos, que auxiliam na melhor do condicionamento físico do indivíduo.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1664" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

O consumo de energia elétrica a nível nacional e mundial estão aumentando consideravelmente. A mesma pode ser considerada “limpa” ou não, dependendo dos processos de geração ou transformação desta energia, mas ressalta-se que todos os tipos de energia, representam algum tipo de impacto, as fontes de energia sustentáveis são as que representam o menor impacto para o meio ambiente. Além disso, no Brasil e no mundo, muitas pessoas não têm o habito de exercer atividades físicas, de acordo com a OMS cerca de 70% da população mundial é sedentária; são muitas as doenças causadas pela falta de atividades físicas, entre elas, a obesidade, hipertensão. Para se movimentar o corpo humano necessita de energia, a qual é adquirida por meio da digestão dos alimentos. Com isso pensamos como desenvolver um dispositivo capaz de transformar a energia cinética de atividades físicas em energia elétrica, e como monitorar as atividades para realizar um comparativo da queima de calorias com o potencial elétrico envolvido? Assim como qualquer outra máquina, para o corpo humano realizar movimento, é necessário que o mesmo tenha energia (química) que seja capaz de transformar a mesma em energia cinética, através da quebra das moléculas dos alimentos. Já a energia cinética, pode ser convertida em energia elétrica, através de um dispositivo chamado gerador. Temos como objetivo captar e armazenar energia elétrica de forma limpa, econômica e sustentável, utilizando o processo de transformação da energia cinética produzida por movimentos humanos em energia elétrica, aumentando a qualidade de vida da população. Utilizamos a metodologia através de atividades as quais vão ser analisadas; a melhor forma de transformação da energia cinética em energia elétrica; e as formas de armazenamento, ou distribuição desta energia gerada. Constituindo-se de experimentos e testes: da construção de geradores elétricos e como podemos acoplá-lo ao corpo humano; os cálculos relacionados a avaliação da captação desta energia; e analise do potencial elétrico do circuito desenvolvido.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui