POWER LINE COMMUNICATION APLICADO EM AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL

Engenharias

ID 277-2020
Universitários

4ª FEMIC Mais

Autores

Mateus Henrique Rodrigues Oliveira e Marcos Alberto Saldanha

Divinópolis, MG

Universidade do Estado de Minas Gerais

FLIPBOOK do Trabalho

Projeto de desenvolvimento de um sistema Power Line Communication aplicado a automação residencial, no qual tem o intuito de utilizar a rede elétrica existente nas residências para permitir a automação de forma menos onerosa financeiramente.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="2148" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

A automação residencial, também conhecida como domótica, é o uso da tecnologia para automatizar equipamentos e processos residenciais. A domótica possibilita aos seus usuários um maior conforto, segurança e um melhor gerenciamento de gastos de energia elétrica. Entretanto, a implementação da automação, geralmente, possui alto custo financeiro para ser implantada. Esse alto custo ocorre devido a necessidade da instalação de meios dedicados para realizar a comunicação entre os equipamentos e a central de controle, a qual é responsável por automatizar a residência. Diante desse cenário, surge a necessidade da realização de pesquisas voltadas para a automação residencial de forma menos onerosa. Isso pode ser feito por meio da tecnologia denominada Power Line Communication, que pode utilizar os próprios cabos da rede elétrica da residência para efetuar a automação. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, cerca de 99% dos brasileiros possuem acesso à energia elétrica. Diante desse cenário, o presente projeto possui por objetivo implementar a automação residencial por meio do Power Line Communication. Para isso, inicialmente, foi necessário selecionar a frequência de transmissão dos dados a serem injetados na rede elétrica para realizar a comunicação com os equipamentos que serão automatizados. Com a escolha da frequência foram realizados os cálculos das grandezas físicas dos componentes a serem utilizados para confecção dos circuitos do Power Line Communication. Em seguida, foram efetuadas simulações para validar os circuitos projetados. Após a validação foi realizada a montagem e teste do sistema Power Line Communication. Os resultados possibilitaram verificar a viabilidade do uso desse sistema na domótica, bem como, de seu custo de implementação ao comparado com sistemas desenvolvidos por outros autores que utilizaram tecnologia wireless.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui