ANÁLISE SOBRE OS CONTEÚDOS DE LEISHMANIOSES EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Ciências Biológicas

ID 436-2020
Professores e pesquisadores universitários

4ª FEMIC Mais

Autores

Ana Carolina de Oliveira Costa, Amanda Séllos Rodrigues e Marcelo Diniz Monteiro de Barros

Belo Horizonte, MG

Pontifícia Universidade Católica

FLIPBOOK do Trabalho

Analise das coleções de livros didáticos de Ciências dispostos para os alunos dos anos finais do ensino fundamental a fim de descrever os conteúdos de Leishmaniose.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="2134" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

Os livros didáticos utilizados nas escolas de educação básica são essenciais para a organização do ensino e servem como base de estudo para o aluno. É importante que o conteúdo do livro esteja correto e que os exercícios dispostos ajudem o aluno a fixar a matéria de forma a esclarecer suas dúvidas. A leishmaniose é uma doença causada por um protozoário e transmitida através de picadas de fêmeas de flebotomíneo que pode acometer o homem e levar a óbito. É considerada como doença negligenciada pela Organização Mundial da Saúde, é amplamente distribuída no mundo encontrada em aproximadamente 98 países em regiões tropicais e subtropicais e é pouco trabalhada nos livros didáticos. Sendo assim, o objetivo do trabalho é analisar as coleções de livros didáticos de Ciências dispostos para os alunos dos anos finais do ensino fundamental a fim de descrever os conteúdos de Leishmaniose abordados, observando como a matéria é disposta nos livros, revisando os conceitos da doença e verificando a presença de exercícios. Após a análise dos livros, foi possível perceber que a temática sobre a leishmaniose foi pouco trabalhada, sendo que dentre as quatro coleções escolhidas, somente os livros do 7º ano apresentaram a temática pesquisada, observou-se que a doença não foi descrita por completo e foram encontrados erros na denominação do vetor, em nenhum momento os livros apresentaram a distribuição geográfica e as imagens das formas dos parasitos. Além disso, a matéria não foi corretamente reforçada através de exercícios, pois não houve atividades relacionadas à doença diretamente.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui