GUIA DO EDUCADOR PARA O FILME: JURASSIC WORLD: O MUNDO DOS DINOSSAUROS

Ciências Biológicas

ID 446-2020
Professores e pesquisadores universitários

4ª FEMIC Mais

Autores

Ana Carolina de Oliveira Costa, Nayara Luiza Diniz Silva e Lorena Ferrari Uceli

Belo Horizonte, MG

Pontificia Universidade Católica

FLIPBOOK do Trabalho

Sequência didática com exercícios que se torne uma alternativa lúdica para abordar o conteúdo de adaptações evolutivas nas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental baseado na BNCC.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="2139" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros é um filme norte americano lançado em 2015 dos gêneros ação, aventura e ficção científica. O filme traz o parque, já retratado na primeira trilogia da série, modificado, moderno, com antigas e novas atrações e para o desenvolvimento dessas novas atrações, os cientistas realizaram recombinações genéticas nos dinossauros do parque, buscando característica adaptativa de outros animais. A utilização de filmes em sala de aula pode auxiliar o professor no processo de ensino-aprendizagem, especialmente dos conteúdos de maior complexidade conceitual, a utilização de filmes no ensino é importante porque, além de alimentarem e atualizarem os universos sensoriais, afetivos e éticos das pessoas, levam a reflexões de questões vivenciadas em nossa sociedade. O objetivo deste guia é propor uma sequência didática com exercícios que se torne uma alternativa lúdica para abordar o conteúdo de adaptações evolutivas nas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental baseado na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) em seu eixo Vida e Evolução habilidade EF09CI11. Este guia busca auxiliar o professor em sala, possibilitando ao professor um recurso lúdico, propondo o uso de um filme de ficção como nova estratégia para apresentar e discutir as características evolutivas dos animais, além da aula expositiva. As propostas de trabalhos sugeridas no guia podem ser adaptadas para a realidade da escola, turma e professor. Espera-se alcançar o interesse dos alunos, instigando sua curiosidade e permitindo a sua interação com o conhecimento.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui