DEPRESSÃO: COMPREENDENDO AS CAUSAS, AJUDANDO A EVITAR FUTURAS CONSEQUÊNCIAS

Ciências Biológicas

ID 129-2020
Anos Finais do Ensino Fundamental Ensino Médio/Técnico

4ª FEMIC Jovem

Autores

Roberta Sallis Schafhauser
Isabela Bellora Braunstein
Vinícius Vargas de Castro (Orientadora)
Greice Conrad Rodriguez Sedrez (Coorientadora)

Pelotas, Rio Grande do Sul

Colégio São José

FLIPBOOK do Trabalho

Nossa pesquisa foi baseada em estudos de casos bem como entendimento sobre depressão na adolescência e a importância do problema da depressão na adolescência vem sendo reconhecida e antes da fase adulta.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1780" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

Depressão classificada como o mal do século, é uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que produz uma alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda, sem fim, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa, assim como a distúrbios do sono e do apetite É importante distinguir a tristeza patológica daquela transitória provocada por acontecimentos difíceis e desagradáveis, mas que são inerentes à vida de todas as pessoas, como a morte de um ente querido, a perda de emprego, os desencontros amorosos, os desentendimentos familiares, as dificuldades econômicas e etc. Diante das adversidades, as pessoas sem a doença sofrem, ficam tristes, mas encontram uma forma de superá-las. Nos quadros de depressão, a tristeza não dá trégua, mesmo que não haja uma causa aparente. O humor permanece deprimido praticamente o tempo todo, por dias e dias seguidos. Desaparece o interesse pelas atividades que antes davam satisfação e prazer e a pessoa não tem perspectiva de que algo possa ser feito para que seu quadro melhore. A depressão é uma doença incapacitante que atinge por volta de 350 milhões de pessoas no mundo. Os quadros variam de intensidade e duração e podem ser classificados em três diferentes graus: leves, moderados e graves. Além disso, ela também pode atingir crianças e adolescentes. Com isto a intenção deste trabalho é realizar uma pesquisa tanto nos artigos quanto nos dados ofertados a respeito das problemáticas envolvendo a depressão nos jovens. Bem como a de realizar uma pesquisa em forma de questionário para melhor entender as situações cotidianas que os adolescentes enfrentam e em seguida realizar um estudo comparando os dados, buscando diversas soluções e ajuda para estes males.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui