REUTILIZAÇÃO DE PAPEL TOALHA NA ELABORAÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - FASE IV

Ciências Humanas

ID 131-2020
Anos Finais do Ensino Fundamental Ensino Médio/Técnico

4ª FEMIC Jovem

Autores

Lais Furlanetto Bilert
Dionéia Schauren (Orientadora)

Toledo, Paraná

Colégio Estadual Jardim Porto Alegre

FLIPBOOK do Trabalho

O presente trabalho tem como objetivo aliara a produção de material didático e a reutilização de resíduo de papel produzido no laboratório de ciências do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre. Dessa forma, foi confeccionada uma tabela periódica.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1294" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

Para educação inclusiva as pessoas com a deficiência visual é aonde os recursos didáticos assumiram tanta a importância. E sua educação inclusiva não é apenas aquela que insere os alunos deficientes em sala de aula regular, e sim uma educação capaz de propiciar o mesmo desenvolvimento na aprendizagem com relação os alunos normovisuais e cegos. Os alunos com deficiência visual, cegos ou com visão subnormal, compõem um grupo que necessita de recursos didáticos e adaptações curriculares específicos para que possam participar ativamente do processo de ensino e aprendizagem. O presente trabalho tem como objetivo confeccionar materiais didáticos como uma tabela periódica em braile em alto relevo como instrumento alternativo facilitador do ensino para alunos com cegueira. A procura por alternativas sustentáveis como aliados a atividades educacionais resultou na reutilização de papel na elaboração de materiais didáticos no Colégio Estadual Jardim Porto Alegre visando a reutilização de um material, com redução de custos, e variabilidade de materiais desta forma este trabalho buscou integrar arte e educação ambiental numa proposta interdisciplinar objetivando contribuir para o desenvolvimento de uma consciência ambiental por meio do fazer, do lúdico e do sensível em arte-educação, propusemo-nos desenvolver atividades didáticas, que fomentassem a reutilização e reciclagem de papel, gerando uma tabela periódica, que pudessem ser utilizado por deficientes visuais. Portanto, realizarmos uma pesquisa bibliográfica para fundamentar teoricamente o estudo e buscar opções de trabalho, e posteriormente preparamos massas contendo a canela para obtermos coloração diversificada aliada ao potencial fúngico destas substâncias com o intuito de prolongar a vida útil do material. Depois de concluída, a massa de papel foi moldada produzindo o material desejado e personalizado como necessário, fazendo assim materiais características únicas.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui