MÚSICA SUSTENTÁVEL: UMA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO MUSICAL COM MATERIAIS RECICLÁVEIS

Ciências Exatas e da Terra

ID 191-2020
Anos Finais do Ensino Fundamental Ensino Médio/Técnico

4ª FEMIC Jovem

Autores

João Vitor Barros de Souza
Maria Eduarda De Almeida Silva
Vinícius Tabósa De Oliveira
Thiago José Bezerra De Lima (Orientador)
José Atanásio de Oliveira Neto (Coorientador)

Caruaru, Pernambuco

Escola Técnica Estadual Ministro Fernando Lyra

FLIPBOOK do Trabalho

Música Sustentável busca conciliar o ambiente escolar e a cultura regional de Caruaru levando aulas e tutoriais online pelo instagram sobre como fazer e tocar instrumentos.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1682" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

Sabendo que o tempo para atividades extras dentro da escola era pouco e a carga horária era quase que totalizada com aulas de componentes curriculares da Base Comum do Ensino Médio e da Base Técnica e Profissional, a maneira pensada para minimizar os estresses do cotidiano do estudante foi diversificar os conhecimentos da educação musical utilizando instrumentos com materiais recicláveis. Dentro da carga horária do currículo do Ensino Médio existe um momento para que o estudante possa realizar estudos e ou atualizar as atividades da semana, denominado de Estudo Dirigido. Dessa maneira, em algum desses momentos, uma vez por semana, por exemplo, ao invés de o estudante focar em estudar conteúdos formais, ele poderia aprender a tocar um instrumento musical, realizando um estudo sobre música e colocar em prática toda a teoria aprendida. O projeto busca mesclar a antiga cultura e a contemporânea, realizando trabalhos voltados ao marketing, bem como mentorear pela causa do meio ambiente, da educação musical e da sustentabilidade, por meio das redes sociais. Ao mesmo tempo, oferecendo um entretenimento que cada vez mais é lamentavelmente deixado para trás e precisa ser restaurado como o importante pilar no campo artístico. Com total apoio da gestão, seriam realizadas oficinas para a construção dos instrumentos e teriam aulas para ensinar as primeiras dicas acerca da educação musical. Foi então que no dia 18 de março, foi decretado que toda rede de ensino precisava ser fechada para a população realizar o isolamento social, devido a pandemia do novo coronavírus.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui