WE BIO - A CÉLULA VIRTUAL

Ciências Biológicas

ID 20-2020
Anos Finais do Ensino Fundamental Ensino Médio/Técnico

4ª FEMIC Jovem

Autores

Júlia Fonseca Cunha Enzo Lopes de Oliveira
Erick Lopes de Oliveira
Andréia Aparecida Ribeiro (Orientadora)
Paulo Henrique Rodrigues (Coorientador)

Contagem, Minas Gerais

Unidade Funec Riacho

FLIPBOOK do Trabalho

O projeto We Bio consiste em um aplicativo computacional e um site que apresentam conteúdo textual e visual voltado para o estudo do conteúdo de citologia, que é ministrado na disciplina de biologia durante o ensino médio.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1803" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

“A partir da década de 1990, a revolução tecnológica trouxe diversas mudanças no modo de vida dos seres humanos, inclusive na forma de aprender.” (GERALDI, BIZELLI). Observando o contexto atual, nota-se a presença constante da tecnologia no cotidiano das populações sendo cada vez mais frequente. A partir disso, percebeu-se a possibilidade de integrar a utilização da tecnologia ao ambiente escolar, possibilitando novas alternativas para a área educacional. Pensando nisso, o grupo responsável pelo projeto criou o aplicativo “We Bio: a célula virtual”, referente ao conteúdo de citologia, o qual é ministrado na disciplina de biologia. O projeto We Bio consiste em um aplicativo computacional e um site que apresentam conteúdo textual e visual voltado para o estudo das células. Apresenta a modelagem tridimensional (3D) da célula animal e vegetal e suas respectivas organelas, a aba de microscopia e um quiz para fixação de conteúdo. Tem-se como objetivo, oferecer uma ferramenta interativa que promova um ambiente educacional pedagogicamente mais rico, e portanto, auxilie o aluno e o docente ao estimular o interesse e facilitar a compreensão do estudo das células. Inicialmente, todo o grupo realizou diversas pesquisas de campo sobre como o projeto auxiliaria estudantes em sua jornada escolar, e decidiu-se iniciar a confecção do aplicativo. Determinou-se que as plataformas gratuitas e pagas que se adequavam aos objetivos do projeto seriam o Unity 3D como plataforma de desenvolvimento, o Blender para a modelagem e o Quant-Ux e Photoshop para a interface. Observa-se resultados de pesquisas realizadas com estudantes e professores que asseguram positivamente a eficiência do aplicativo no âmbito educacional. Conclui-se que a utilização de tecnologias na educação pode revolucionar a didática do professor e a maneira que os alunos absorvem o conteúdo transmitido pelo mesmo isso, que é exatamente o que o projeto We Bio busca proporcionar na área de Biologia.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui