312-2020 OS 4 ELEMENTOS: REAPROVEITAMENTO DE ÁGUA DO AR CONDICIONADO

Engenharias

ID 312-2020
Ensino Médio/Técnico

4ª FEMIC Jovem

Autores

Gabriela Pacheco de Alcântara, Luísa Carolina de Freitas Lara Isaac, Pedro Henrique Breder Stofel (Orientador).

Betim, MG

Colégio Santa Maria

FLIPBOOK do Trabalho

A proposta do “OS 4 ELEMENTOS” é reaproveitar a água do ar condicionado, tanto na irrigação, quanto nas dependências escolares, a fim de minimizar o preço em locais como esses, evitar desperdício e reutilizar a água, contribuindo com o meio ambiente.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="2041" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

Após observar a quantidade de água que foi desperdiçada dos ares condicionados do Colégio Santa Maria, a equipe se comoveu e buscou soluções para tal desperdício. A principal ideia foi a construção de um sistema com a finalidade de coletar, tratar e distribuir a água liberada. O projeto fundamentou-se em estruturas interligadas por canos de PVC, sendo duas delas o ar condicionado e o reservatório, que armazena a água que sai da última estrutura e utiliza um marcador composto por uma chave boia para indicar que está cheio ou que está na medida previamente marcada. O funcionamento dos registros funciona por temporizadores, bombas e sensores. As duas bifurcações do lado oposto da caixa d’água são basicamente uma mangueira que destina a água para irrigação, e a segunda uma base metálica com garrafas pets, utilizada para tratar água pela luz solar. Esse é feito por um processo denominado “desinfecção solar da água”, que consiste em encher e tampar as garrafas e deixa-las expostas a luz solar, um método de baixíssimo custo que utiliza à radiação ultravioleta (UV), por ter microrganismos que podem inativar bacilos causadores de doenças, e após se tornar potável, a água é destinada a dependências escolares, abastecendo bebedouros e vasos sanitários. Visando todos os seus processos, o nome do projeto escolhido foi “Os 4 elementos”, referência a teoria do filósofo grego Empédocles. O ar simboliza o aparelho eletrodoméstico; A água representa a substância oriunda do ar condicionado; o fogo está relacionado com o tratamento por luz solar; e por fim, a terra, uma fase de destino, a irrigação de plantações. O projeto elaborado pelo grupo teve como finalidade economia e reaproveitamento de água do aparelho de refrigeração, podendo ser útil na sociedade atual de diversas maneiras, como economia de dinheiro, sustentabilidade para com o meio ambiente e diminuição no desperdício, visto que a água seria descartada.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui