GREENBEE - BE GREEN EVERYDAY

Ciências Sociais Aplicadas

ID 314-2020
Anos Finais do Ensino Fundamental Ensino Médio/Técnico

4ª FEMIC Jovem

Autores

Geovanni da Costa Xavier
Luís Gustavo Mendes de Oliveira
Sthefany Lavine de Matos Vieira
Daniel de Moraes Lima (Orientador).

Betim, Minas Gerais

Colégio Santa Maria

FLIPBOOK do Trabalho

O GreenBee é um aplicativo que mostra a localização de problemas ambientais, de modo que os indivíduos devem solucioná-los e verificarem se a adversidade foi resolvida. Cada ação será recompensada com pontos e estes serão trocados por benefícios.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1703" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

É evidente que a coleta de lixo é um dos grandes problemas ambientais e sociais do Brasil. O descarte infame e o acúmulo de tais resíduos tornam-se uma adversidade, já que eles cooperam para poluição visual do ambiente, atraem agentes etiológicos e favorecem a ocorrência de enchentes nas cidades. Diante de tal problemática, foi criado o projeto “GreenBee”, um aplicativo semelhante a alguns já existentes, como Uber, iFood e Trivago e que possui o objetivo de incentivar os cidadãos a realizarem ações voluntárias em prol do meio ambiente. O programa foi elaborado por meio da metodologia de pesquisas científicas sobre softwares, o uso da tecnologia na economia e a consciência ambiental criada na população, através dos protestos da ativista Greta Thunberg. A programação tecnológica do protótipo foi perscrutada em sites e aplicativos pertinentes, como o Kodular, o Github e o Firebase, para o desenvolvimento da parte bruta. Em relação ao design do aplicativo, elaboraram-se modelos gráficos e estes foram comparados aos de empresas consolidadas no mercado. Em vista dos fatos apresentados, os resultados obtidos para o aplicativo é o de informar/localizar aos usuários sobre possíveis problemas ambientais próximos de suas localidades. Após a identificação da problemática, cabe aos usuários buscarem uma maneira de solucioná-la, por meio da coleta/limpeza do lixo e dos espaços públicos da cidade. Depois do registro do serviço no aplicativo, os indivíduos são recompensados com créditos e podem trocá-los por recompensas, como a redução/isenção de impostos municipais ou mercadorias e serviços das instituições aliadas. Portanto, espera-se que o “GreenBee” consiga atingir as suas finalidades de conscientizar as populações sobre a limpeza de seus municípios, provocar um impacto ambiental e social, determinar uma economia compartilhada no modelo Peer-to-peer entre os governos municipais, empresas privadas e os usuários e expandir os serviços para o âmbito estadual, nacional e global.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui