QRo-V - SISTEMA ANDROID APLICADO NO CONTROLE DE ESTOQUE DO SETOR CONFECCIONISTA DO CENTRO-OESTE MINEIRO

Ciências Exatas e da Terra

ID 328-2020
Anos Finais do Ensino Fundamental Ensino Médio/Técnico

4ª FEMIC Jovem

Autores

Maria Clara Ribeiro de Menezes
Filipe de Lima Namorato
Luís Augusto Mattos Mendes (Orientador)
Gabriella Castro Barbosa Costa Dalpra (Coorientadora)
Érica Da Costa Reis Carvalho (Coorientadora)
Maria De Lourdes Couto Nogueira (Coorientadora)

Leopoldina, Minas Gerais

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

FLIPBOOK do Trabalho

Um aplicativo Android com o intuito de auxiliar as empresas do setor confeccionista do Centro-Oeste Mineiro a realizar um melhor controle de seus estoques utilizando a tecnologia de QR-Codes (Quick Response Codes).

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1792" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

O estoque de uma empresa e como ele é organizado, é um fator fundamental, visto que, dependendo da forma como o mesmo é gerido, isto é capaz de definir a eficiência que a empresa pode alcançar na hora de prestar um serviço ágil e concreto ao cliente. Porém, há uma enorme dificuldade em definir como um estoque deve ser mantido pela empresa, uma vez que para realizar tal função, seria necessário grandes investimentos em hardwares e aquisição de softwares. Assim, buscando o auxílio da tecnologia, foi possível desenvolver um aplicativo para dispositivos móveis com sistema operacional Android capaz de realizar o controle de estoque por meio da leitura de QR-Codes (quick response codes), oferecendo rapidez na hora de realizar a leitura do conteúdo presente no código associado a um produto e dando a possibilidade da mesma ser realizada por um dispositivo móvel. A ideia de utilizar uma aplicação para dispositivos móveis surgiu pois, além de ser uma solução muito útil e de baixo custo, traz vantagens para os empresários, uma vez que o investimento em hardware para a utilização do aplicativo é pequeno, dependendo apenas da conexão com a Internet e de um smartphone ou tablet. Sendo assim, o aplicativo torna-se uma solução viável para a grande parcela das empresas de pequeno e médio porte. O intuito do aplicativo, em um primeiro momento, consiste em auxiliar as empresas do setor confeccionista do Centro-Oeste Mineiro a fazerem uma melhor gestão de seus estoques, porém, pode ser utilizado por quaisquer empresas do ramo confeccionista. Atualmente, o aplicativo é capaz de realizar a geração, leitura e impressão das etiquetas de QR-Code e o controle de estoque dos produtos.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui