INVESTIGANDO O NOVO CORONAVÍRUS (SARS-COV-2) A PARTIR DA PRODUÇÃO E EDIÇÃO DE UM VÍDEO CURTO

Ciências Biológicas

ID 352-2020
Anos Finais do Ensino Fundamental Ensino Médio/Técnico

4ª FEMIC Jovem

Autores

Ana Laura Lousa Silva
Maria Fernanda Santos Silva
Ariane de Souza Siqueira (Orientadora)
Taynara Altair Ribeiro Bernardes (Coorientadora)

Uberlândia, Minas Gerais

Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia ESEBA UFU

FLIPBOOK do Trabalho

O novo coronavírus está mudando nossas vidas. Mas o que são vírus? E como é esse novo corona vírus? Que tal conhecer a estrutura do novo coronavírus e a maneira que ele infecta as células do corpo a partir de um vídeo curto? Vamos lá!

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1737" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

A pandemia provocada pelo novo coronavírus mudou a rotina da humanidade. Escolas, comércios e diferentes serviços foram suspensos, ficando a sociedade em estado de quarentena ou isolamento social. Com o foco em diminuir o contágio pelo vírus e, assim, evitar o colapso do sistema de saúde, o distanciamento social passou a ser a principal recomendação dos órgãos oficiais, evitando aglomerações. Esta investigação caracteriza-se por uma abordagem qualitativa de caráter exploratório cujo objetivo principal é conhecer a estrutura do novo coronavírus e sua forma de contágio utilizando recursos audiovisuais para produzir um vídeo curto. Como a tecnologia está cada dia mais presente na vida das pessoas, a hipótese é que os diferentes recursos tecnológicos podem ser utilizados para conhecer e combater a pandemia de Covid19. O procedimento para coleta de dados foi realizado a partir de pesquisas bibliográficas e leitura de textos científicos. Para elaborar e desenvolver este trabalho, as reuniões ocorreram semanalmente, de forma virtual, onde as ações do projeto eram analisadas e a leitura de textos científicos deu suporte para a criação de um mapa de ideias. Para melhor entender como organizar a produção de um vídeo, os integrantes do grupo participaram de um minicurso virtual sobre técnicas audiovisuais. Primeiro foi criado o roteiro. O próximo passo foi elaborar o storyboard que representa uma sequência de desenhos quadro a quadro com o esboço das cenas pensadas para o vídeo. O storyboard foi elabora à mão livre. Para a composição das cenas está sendo utilizado o programa Paint 3D. O roteiro narra a história de uma personagem que foi infectada pelo novo coronavírus após visitar a amiga que retornou de viagem da Europa. O roteiro descreve o mecanismo de contágio e os desdobramentos da saga das personagens.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui