ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA VIDA DE ADOLESCENTES DURANTE A PANDEMIA DE COVID19

Ciências Humanas

ID 360-2020
Anos Finais do Ensino Fundamental Ensino Médio/Técnico

4ª FEMIC Jovem

Autores

Arthur Rodrigues Carvalho
Davi William Ferreira Pinto
João Emanuel Zilli dos Santos
Tiago Amaral Sales (Orientador)
Youry Souza Marques (Coorientador)
Maísa Gonçalves da Silva (Coorientadora)

Uberlândia, Minas Gerais

Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia – ESEBA UFU

FLIPBOOK do Trabalho

O projeto consiste em um estudo acerca da influência das tecnologias digitais na vida de adolescentes durante a pandemia de COVID-19, trazendo dados iniciais da pesquisa.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1801" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

A COVID-19 é uma doença causada pela infecção do vírus SARS-CoV-2. Ela traz problemas respiratórios as pessoas infectadas, e se espalhou de maneira rápida, assim nos colocando em um cenário de pandemia – uma pandemia é a disseminação mundial de uma nova doença. Devido a transmissão de pessoa para pessoa, a indicação é que todos que puderem fiquem dentro de suas casas evitando ao máximo a saída para que o vírus não se espalhe mais, assim saindo apenas para coisas essenciais. A maioria das escolas estão fechadas, trabalhadores executando suas atividades em seu próprio lar e estudantes com aulas on-line. Portanto, decidimos analisar como os adolescentes estão passando por esse isolamento social e isso deve-se ao fato de que os três pesquisadores são adolescentes e também porque pelo estranhamento causado nas vivências da adolescência por não poder ir pra escola, sair com os amigos e se encontrar presencialmente com outras pessoas. Por isso, iniciamos esse projeto, temos interesse em saber de que formas e como está sendo os contatos virtuais nesse contexto de pandemia. Nosso objetivo é buscar entender como que as tecnologias digitais têm se relacionado com os adolescentes durante este período de pandemia de COVID-19, e também, compreender quais são as novas formas de se encontrar online. Nossas perguntas são: Qual a relação das tecnologias digitais com os adolescentes? Quais estão sendo as formas de interação e encontro durante esse tempo de pandemia na vida dos adolescentes? Como metodologia fizemos relatos durante dez semanas, em que os pesquisadores relataram seu cotidiano durante as semanas no contexto de pandemia, e experiências com as tecnologias digitais, por exemplo, as redes sociais. Além dos relatos, nós criamos um questionário contendo 10 perguntas e o enviamos para outros integrantes do nosso grupo de pesquisa, possibilitando a coleta de diversos dados.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui