GERAÇÃO DE ENERGIA ATRAVÉS DA LIBERAÇÃO DE GASES DA PRODUÇÃO DE CARVÃO VEGETAL

Ciências Exatas e da Terra

ID 380-2020
Anos Finais do Ensino Fundamental Ensino Médio/Técnico

4ª FEMIC Jovem

Autores

Bruno Ferreira Martins
Felipe Batista Amaral
Gustavo Gonçalves Evangelista
Cesar Tatari (Orientador)

Suzano, São Paulo

Escola Estadual Técnica de Suzano

FLIPBOOK do Trabalho

O trabalho visa a redução de poluentes na atmosfera provenientes da liberação de gases da produção do carvão vegetal, para isso teve o foco na construção de um motor que faça essa transformação e use os vapores para impulsionar a turbina.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1753" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

O vigente trabalho busca possibilitar a geração de energia através da liberação de gases da produção de carvão vegetal. Onde o objetivo é produzir energia limpa e de baixo custo, possibilitando a acessibilidade da mesma para comunidades carentes, utilizando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, criados pela Organização das Nações Unidas, além de diminuir emissão de gases que são poluentes atmosféricos, levantando questões socioambientais, como o desflorestamento de biomas brasileiros, a carbonização clandestina da madeira, a exploração de mão de obra escrava e outras. Abordando de forma específica, o projeto estudará os gases que são liberados com a pirólise controlada da madeira, visando quantificar a saída desses gases para calcular a eficiência energética e a partir dos dados obtidos, será montado o sistema de conversão da energia desse vapor em energia elétrica, mantendo a produção do carvão vegetal na ativa e acabando com seu subproduto, os poluentes atmosféricos. As análises se mostram ser de grande importância também para poder trabalhar com hipótese da energia produzida poder ou não ser utilizada em larga escala. Produzir energia limpa com a utilização da pressão do vapor liberado na carbonização da madeira para a obtenção do carvão vegetal, Redução da emissão de gases que são poluentes atmosféricos, Retardo do efeito estufa com a diminuição de liberação de GEE’s (gases de efeito estufa), podemos citar o Dióxido de carbono, Gás Carbônico, Metano, Etano, Hidrogênio no ambiente atmosférico;

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui