APLICATIVO COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA AUXILIAR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO TRABALHO DOCENTE

Ciências Sociais Aplicadas

ID 392-2020
Anos Finais do Ensino Fundamental Ensino Médio/Técnico

4ª FEMIC Jovem

Autores

Felipe Davi de Souza Silva
Isabella Bernardes Freitas
Davi Dias Santiago
Ezequias Cardozo da Cunha Júnior (Orientador)
Youry Souza Marques (Coorientador)
Wilma Pereira Santos Faria (Coorientador)
Maísa Gonçalves da Silva (Coorientador)

Uberlândia, Minas Gerais

Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia – ESEBA UFU

FLIPBOOK do Trabalho

Diante do excesso de trabalho na profissão docente, uma das principais causas de adoecimento na profissão, este aplicativo programado com Inteligência Artificial realiza tarefas simples do trabalho de professores, diminuindo a sobrecarga de trabalho.

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REsumo Científico

Na contemporaneidade, a Inteligência Artificial (IA) combinada com múltiplas tecnologias possibilitou a otimização de serviços essenciais à sociedade, como a saúde, agropecuária, comércio etc. Na educação, faz-se uso de assistentes inteligentes, comuns principalmente no ensino superior. Entretanto, na educação básica, o uso não é expressivo e representa, especialmente, uma apresentação teórica da IA para ensino ou dispositivos focados em estudantes. Apesar de o conhecimento científico e tecnológico apresentar capacidade para a aplicação da IA na educação básica, a literatura científica apresenta poucas pesquisas sobre a inclusão da IA no ofício docente presencial. No trabalho docente há um conjunto de atividades cotidianas intrínsecas à profissão, nomeadas como polo de trabalho codificado da docência. O tempo gasto com essas atividades é significativo na realidade de salas de aula com grande quantidade de estudantes, frequente na rede pública da Educação Básica. Destarte, a pergunta orientadora do projeto é: “Como um aplicativo programado com IA pode realizar atividades simples do trabalho docente e atenuar a sobrecarga de professores da Educação Básica?”. Tais atividades podem beneficiar-se das tecnologias da IA (Deep Learning, Machine Learning e Big Data), desde que integrem dispositivos tecnológicos inseridos em sala de aula. O emprego da Inteligência Artificial na resolução do trabalho codificado da docência funciona auxiliando professores na correção de provas, registro da frequência, verificação de conteúdos registrados em cadernos e participações durante as aulas. A presente pesquisa exploratória encontra-se em processo de desenvolvimento. Para projetar o aplicativo, empregou-se de pesquisas do tipo documental, bibliográfica e de campo. Já se definiu os dispositivos tecnológicos essenciais para o funcionamento do aplicativo, assim como seu design, simples e utilitário. Conclui-se que o emprego do software tem potencial para auxiliar professores diminuindo o t

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Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
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