PRESERVANDO VIDAS EM ESCOLA PÚBLICA DE NÍVEL FUNDAMENTAL E MÉDIO

Ciências da Saúde

ID 419-2020
Anos Finais do Ensino Fundamental Ensino Médio/Técnico

4ª FEMIC Jovem

Autores

Larissa Emilly Ramos de Jesus
Júlia Bianca Custódia Portelo
Luana Vitória Reis Silva
Marcia Regina Ferreira da Silva (Orientadora)
Cristina Duarte Vianna Soares (Coorientadora)

Esmeraldas, Minas Gerais

Escola Estadual de Melo Viana

FLIPBOOK do Trabalho

Grupo de Apoio da Escola Estadual de Melo Viana (Esmeraldas, MG), formado por alunos de Iniciação Júnior em Ciência, promoveu ações para mudanças atitudinais e comportamentais entre os estudantes, em projeto Preservando Vidas.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1294" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

Este projeto foi desenvolvido por um grupo de alunos do ensino médio envolvidos com a Iniciação Científica Júnior da Escola Estadual de Melo Viana (EE de MV), distrito de Melo Viana, Município de Esmeraldas, MG. Com o objetivo de criar um Grupo de Apoio aos colegas estudantes de modo a perceber, de preferência antecipadamente, sinais que podem levar a transtornos como a depressão ou a ansiedade, o grupo elaborou e aplicou um questionário com 12 perguntas abrangentes e especificas para os sintomas percebidos pelos estudantes (n=50). Desenvolveu-se também, que um conjunto de atividades integrativas. Por meio de tais atividades, planejadas de modo a envolver todos os atores da EE de MV e fornecer esclarecimento, conscientização e combate aos sinais de tristeza, indiferença ou similar trazendo compartilhamento de empatia, amizade e acolhimento a escuta, brincadeiras, palestras e meditação. A criação de um pequeno grupo via aplicativo WhatsApp facilitou a transmissão de mensagens escritas, áudios, orações e ilustrações, compartilhados a fim de perseverar no projeto. Pode-se observar melhoras sentidas que influenciaram positivamente para a mudança de hábitos e sensações, antes prejudiciais aos estudantes. O Grupo de Apoio criado foi capaz de obter resultados compatíveis com os objetivos, que foram discutidos a fim de promover ações para mudanças positivas de repercussão comportamental entre os estudantes. Para o futuro, pretende-se estender o trabalho de modo afetar toda a família dos estudantes na busca de maior apoio a preservação da vida. Por fim, o projeto referente a tema de grande relevância na sociedade mundial e intitulado Preservando Vidas, e que foi desenvolvido na EE de MV foi selecionado para apresentação na Feira UFMG Jovem em 2019.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui