IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS POR NECROCHORUME: UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE

Ciências da Saúde

ID 426-2020
Anos Finais do Ensino Fundamental Ensino Médio/Técnico

4ª FEMIC Jovem

Autores

Hellen Alves de Sousa Brito
Clara Luzia Donato Macedo
Leonardo Sousa Silva (Orientador)

Juazeiro do Norte, Ceará

COLEGIO PARAISO S.A.

FLIPBOOK do Trabalho

O cemitério causa alguns impactos ambientais, mas o mais preocupante é o necrochorume. Produzido a partir da decomposição do corpo, ele pode trazer várias doenças fatais, pois ele desce até as águas subterrâneas que são a qual bebemos todo dia.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1789" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

O estudo consiste na pesquisa dos cemitérios públicos e privados na localidade de Juazeiro do Norte, no estado do Ceará, no tocante a importância do tratamento de necrochorume. Os cemitérios podem causar alguns impactos ambientais como a emissão de necrochorume, no qual ele é produzido a partir da decomposição do corpo. O odor pode ser formado pelas bactérias que estão no ar, por causa de alguns gases presentes como o gás sulfídrico e o mercaptana, que são liberados 1 mês após o falecimento do corpo. O necrochorume em contato com a água pode causar doenças de veiculação hídrica (doenças causadas pela água), por causa que ele é composto por duas substâncias tóxicas o H2S e o NH3 e algumas vezes não sabem como tratar o paciente e ele pode falecer com doença mal curada. A poluição visual pode acontecer por causa que os túmulos são desiguais e não tem os cuidados adequados, os cemitérios verticais ou a cremação são os mais recomendáveis contra o necrochorume, os cemitérios verticais são aqueles que são acima do nível do solo, existe uma lei que obriga os cemitérios a ter um filtro biológico, mas a maioria dos cemitérios não seguem ela, pelo simples fato de não ter uma fiscalização da parte do governo em relação a isso, a maioria das pessoas sabe que o cemitério é capaz de produzir algo que faça mal à saúde, mas não sabe como, ou sejam não sabem o conceito de necrochorume, e também a maioria não conhece nenhum cemitério que realize alguma prática contra esse problema que é a poluição do lençol freático por meio do necrochorume. Um dos objetivos é alertar as pessoas sobre esse problema, ele foi realizado por meio das aulas que foram feitas nas salas do 6 ano do colégio Paraiso, do questionário que foi feito, e também da conta criada no Instagram para este fim.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui